Carrinho

Sobre

Da Colina Kokuriko é um filme de animação japonês de 2011 dirigido por Goro Miyazaki, com roteiro de Hayao Miyazaki e Keiko Niwa, produzido pelo Studio Ghibli.

O filme se passa no ano de 1963, em Yokohama, Japão, e conta a história de Umi Matsuzaki, uma menina do ensino médio que vive em uma pensão. Quando Umi conhece Shun Kazama, um membro do clube de jornais da escola, eles decidem limpar o local. No entanto, Tokumaru, o diretor da escola local e um empresário, pretende demolir o prédio para reforma e Umi e Shun, juntamente com Shiro Mizunuma, devem convencê-lo a reconsiderar.

Este é o segundo trabalho de Goro Miyazaki para o Studio Ghibli. Sua estreia na direção ocorreu em Contos de Terramar, filme de 2006.

Da Colina Kokuriko foi oficialmente revelado como o novo filme do Studio Ghibli em 15 de dezembro de 2010. É baseado no mangá shojo de 1980, Kokuriko-zaka kara de Tetsuo Sayama e Chizuru Takahashi.

Dados Técnicos

Kokuriko Zaka-kara
Da Colina Kokuriko
Japão
2011 •  cor92 min

Direção Goro Miyazaki
Produção Toshio Suzuki
Roteiro Hayao Miyazaki
Keiko Niwa
Baseado Kokuriko-zaka kara
por Chizuru Takahashi
Tetsuro Sayama
Elenco Masami Nagasawa
Junichi Okada
Keiko Takeshita
Yuriko Ishida
Jun Fubuki
Takashi Naito
Shunsuke Kazama
Nao Omori
Teruyuki Kagawa
Música Satoshi Takebe
Cinematografia Atsushi Okui
Edição Takeshi Seyama

Companhia de produção
Studio Ghibli
Distribuição Toho
Lançamento 16 de julho de 2011 (Japão)
Duração 92 minutos
País Japão
Idioma japonês
Despesas ¥ 2,2 bilhões
US$ 22 milhões
Bilheteria US $ 61,5 milhões (em todo o mundo)
4,5 bilhões de ienes (Japão)

Sinopse

Yokohama, 1963. O Japão está se recuperando da devastação da Segunda Guerra Mundial e se preparando para sediar as Olimpíadas. Neste cenário de esperança e mudança, uma amizade começa a florescer entre os estudantes do ensino médio Umi e Shun. Mas um segredo oculto do passado surge para lançar uma sombra sobre o futuro e separá-los.

Informações extras:

Da Colina Kokuriko não teve estreia no Brasil ou foi lançado em mídia física. A HBO, contudo, chegou a exibir algumas vezes o filme em sua grade de programação.

Atualmente a animação está disponível junto a mais outros 20 filmes do Studio Ghibli na plataforma de streaming da Netflix.

Produção

Ambientado na década de 1960, Goro Miyazaki pesquisou inicialmente Yokohama, com a intenção de ser fiel aos detalhes históricos da cidade. No entanto, depois de perceber que “simplesmente encenar algo do tempo pode parecer real o suficiente, mas pode não ser necessariamente bonito”. Miyazaki decidiu mostrar o local como “cintilante e cheio de vida” do ponto de vista dos personagens. Ao projetar o Quartier Latin, Miyazaki trabalhou com os diretores de arte que adicionaram ideias sobre a “mistura de desordem nos muitos cômodos da casa” e tentaram “olhar a arquitetura do edifício, mas também lembrar os anos da faculdade e os desordem e imundície que [Miyazaki] viveu ”

Nos anos 60 se viu um aumento crescente do ativismo estudantil e das revoltas no campus no Japão e em outras partes do mundo, que refletiu diretamente em diversas cenas do filme.

Em uma entrevista à imprensa dada após o terremoto e tsunami de Tohoku em 2011, foi anunciado que a produção do filme tinha sido afetada pelos apagões ocorridos após o desastre. Apesar do atraso, a equipe conseguiu dar continuidade trabalhando em horários alternativos para finalizar o filme dentro do prazo.

Trilha Sonora

A música do filme Da Colina Kokuriko foi composta por Satoshi Takebe. Em dezembro de 2010, foi anunciado que a cantora Aoi Teshima (que fez a voz de Theru em Contos de Terramar e também os vocais em algumas das músicas do filme) cantaria a música-tema da nova animação de Goro Miyazaki.

A música de 1961 “Ue o Muite Aruko”, mais conhecida nos países de língua inglesa como “Sukiyaki” e executada por Kyu Sakamoto, foi incluída neste filme. A versão instrumental da música foi lançada mais tarde nos Estados Unidos pelo músico Kenny Ball. Ela foi escolhida para o filme pois Da Colina Kokuriko se passa em 1963, ano em que a música estreou e se tornou um sucesso na América.

Assista agora

DISPONÍVEL NA NETFLIX

Trilha Sonora

Mais sobre Da Colina Kokuriko