Sobre
Pom Poko – A Grande Batalha dos Guaxinins, foi o oitavo filme japonês de animação produzido pelo Studio Ghibli e tem roteiro e direção por Isao Takahata.
Baseado no folclore japonês, os tanukis (animais asiáticos similares aos guaxinins) são retratados como uma espécie mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.
Divertidos e carinhosos, usam a metamorfose para se transformarem em quase tudo. Seus rivais são kitsune (raposas) e outros metamorfos. Visualmente, os tanukis neste filme foram retratados em três maneiras, em vários momentos como: animais realistas, antropomórficos, animais que ocasionalmente usam roupas. Algumas características foram parcialmente inspiradas do mangá de Shigeru Sugiura.
Os testículos proeminentes são parte integrante do folclore tanuki, e eles são mostrados ao longo do filme, e também usados com frequência em sua mudança de forma.
Dados Técnicos
Sinopse
Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de suas casas pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar.
Eles praticam e aperfeiçoam a antiga arte de transformação até que possam aparecer como humanos. De maneiras muitas vezes hilárias, os guaxinins usam seus poderes para tentar assustar o avanço da civilização. Mas será o suficiente? Ou os guaxinins aprenderão a viver em equilíbrio com o mundo moderno?
Informações extras:
Pom Poko foi o filme japonês número um no mercado doméstico em 1994, ganhando 2,63 bilhões de ienes em receita de distribuição e arrecadando 4,47 bilhões de dólares em receita total de bilheteria.
Foi escolhida como a inscrição japonesa para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira naquele ano. Ganhou Melhor Filme de Animação no 49º Mainichi Film Awards.
No Brasil o filme nunca foi lançado. Atualmente está disponível junto a mais outros 20 filmes do Studio Ghibli na plataforma de streaming da Netflix.