Carrinho

Sobre

Pom Poko – A Grande Batalha dos Guaxinins, foi o oitavo filme japonês de animação produzido pelo Studio Ghibli e tem roteiro e direção por Isao Takahata.

Baseado no folclore japonês, os tanukis (animais asiáticos similares aos guaxinins) são retratados como uma espécie mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.

Divertidos e carinhosos, usam a metamorfose para se transformarem em quase tudo. Seus rivais são kitsune (raposas) e outros metamorfos. Visualmente, os tanukis neste filme foram retratados em três maneiras, em vários momentos como: animais realistas, antropomórficos, animais que ocasionalmente usam roupas. Algumas características foram parcialmente inspiradas do mangá de Shigeru Sugiura.

Os testículos proeminentes são parte integrante do folclore tanuki, e eles são mostrados ao longo do filme, e também usados com frequência em sua mudança de forma.

Dados Técnicos

Heisei Tanuki Gassen Ponpoko
Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins
Japão

1994 •  cor •  119 min
Direção Isao Takahata
Produção

Roteiro

Produção executiva

Design de personagens

Direção de arte

Toshio Suzuki

Isao Takahata

Hayao Miyazaki

Shinji Otsuka

Kazuo Oga

Storyboard Shinji Otsuka
Yoshiyuki Momose
Elenco Yuriko Ishida
Shigeru Izumiya
Akira Kamiya
Hayashiya Shozo IX
Megumi Hayashibara
Gênero animação
comédia dramática
fantasia
kemono
Música Koryu
Manto Watanobe
Yoko Ino
Masaru Goto
Ryojiro Furusawa
Yakusa Gakudan
Shang Shang Typhoon
Cinematografia Kazuo Oga
Edição Takeshi Seyama
Companhia(s) produtora(s) Studio Ghibli
Distribuição Toho
Lançamento Japão 16 de julho de 1994
Idioma japonês

Sinopse

Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de suas casas pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar.

Eles praticam e aperfeiçoam a antiga arte de transformação até que possam aparecer como humanos. De maneiras muitas vezes hilárias, os guaxinins usam seus poderes para tentar assustar o avanço da civilização. Mas será o suficiente? Ou os guaxinins aprenderão a viver em equilíbrio com o mundo moderno?

Informações extras:

Pom Poko foi o filme japonês número um no mercado doméstico em 1994, ganhando 2,63 bilhões de ienes em receita de distribuição e arrecadando 4,47 bilhões de dólares em receita total de bilheteria.

Foi escolhida como a inscrição japonesa para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira naquele ano. Ganhou Melhor Filme de Animação no 49º Mainichi Film Awards.

No Brasil o filme nunca foi lançado. Atualmente está disponível junto a mais outros 20 filmes do Studio Ghibli na plataforma de streaming da Netflix.

Assista agora

DISPONÍVEL NA NETFLIX

Trilha Sonora

Mais sobre Pom Poko