Carrinho

Sobre

Sussurros do Coração é um filme de animação japonês de 1995, dirigido por Yoshifumi Kondo e com roteiro de Hayao Miyazaki, baseado no mangá Mimi wo Sumaseba de 1989 de Aoi Hiiragi.

O filme posteriormente inspirou parte da história do longa de 2002 do Studio Ghibli, O Reino dos Gatos, que traz personagens como Barão e Muta.

Kondo era um promissor sucessor de Isao Takahata e Hayao Miyazaki no Studio Ghibli, contudo, este foi o único filme de Kondo como diretor até a sua morte precoce em 1998, aos 47 anos.

Dados Técnicos

Mimi wo Sumaseba
Sussurros do Coração
Japão

1995 •  cor •  111 min

Direção Yoshifumi Kondo
Produção Toshio Suzuki
Roteiro Hayao Miyazaki
Baseado em Mimi o Sumaseba
de Aoi Hiiragi
Elenco Yoko Honna
Issei Takahashi
Takashi Tachibana
Shigeru Muroi
Shigeru Tsuyuguchi
Keiju Kobayashi
Música Yuji Nomi
Cinematografia Atsushi Okui
Edição Takeshi Seyama
Companhia (s) produtora (s) Studio Ghibli
Distribuição Toho
Lançamento 15 de julho de 1995
Duração 111 minutos
País Japão
Idioma Japonês
Box office ¥3.15 bilhões (Japão)

Sinopse

Shizuku é uma estudante que sonha em ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

Informações extras:

Sussurros do Coração nunca foi lançado anteriormente no país. Atualmente está disponível junto a mais outros 20 filmes do Studio Ghibli na plataforma de streaming Netflix.

Produção

Durante a produção, os cenários das sequências de fantasia do filme foram desenhados por Naohisa Inoue, que posteriormente fez um curta-metragem para o Studio Ghibli intitulado Iblard Jikan, e a xilogravura do violinista preso foi criada pelo filho de Miyazaki, Keisuke Miyazaki, um escultor profissional.

A história e os cenários do filme foram baseados em uma locação real que se dá em torno da estação Seiseki-Sakuragaoka na cidade de Tama, Tóquio.

O videoclipe animado “On Your Mark”, criado pelo Studio Ghibli para a dupla musical japonesa Chage & Aska, foi lançado juntamente com Sussurros do Coração.

Música

A música em Sussurros do Coração é um dos pontos mais marcantes do filme. A trilha sonora foi composta por Yuji Nomi. Em alguns momentos, durante o filme, Shizuku traduz a música de John Denver “Take Me Home, Country Roads” para japonês para o clube de coro de sua escola.

Ela escreve sua própria versão humorística da música japonesa, chamada “Concrete Road”, sobre sua cidade natal no oeste de Tóquio. As músicas foram realmente traduzidas pela filha do produtor Toshio Suzuki, Mamiko, com Hayao Miyazaki escrevendo letras complementares. Essas músicas desempenham um papel chave na história.

Uma gravação de “Take Me Home, Country Roads”, realizada por Olivia Newton-John, toca durante a sequência de abertura do filme. A música também foi interpretada pela atriz que faz a voz de Shizuku, Yoko Honna.

Assista agora

DISPONÍVEL NA NETFLIX

Trilha Sonora

Mais sobre Sussurros do Coração