The Kingdom of Dreams and Madness é um documentário japonês de 2013 dirigido por Mami Sunada, que segue a rotina dos funcionários do Studio Ghibli, incluindo os realizadores Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, na medida em que trabalharam para lançar os dois filmes, Vidas ao Vento e O Conto da Princesa Kaguya, simultaneamente.
Dados Técnicos
Sinopse
O documentário acompanha a vida de Hayao Miyazaki e as produções dos filmes de animação Vidas ao Vento e O Conto da Princesa Kaguya, incluindo várias imagens dessas produções. É mostrada ainda a escolha de Hideaki Anno como dublador do personagem Jiro Horikoshi em Vidas ao Vento, bem como a extensa e detalhada quantidade de storyboard esboçado, desenhado e pintado por Miyazaki. O documentário mostra as opiniões de Miyazaki sobre assuntos como o desastre nuclear de Fukushima Daiichi e os aviões Zero, e mostra suas tensões com alguns dos outros funcionários, incluindo Isao Takahata, e suas memórias de seu pai. O filme ilustra a importância dos trabalhos de Miyazaki, Takahata e Toshio Suzuki para ajudar o Studio Ghibli a ter sucesso e termina com uma menção à suposta aposentadoria oficial de Miyazaki.
Informações extras:
Em 2014, The Kingdom of Dreams and Madness foi exibido no Festival Internacional de Cinema do Havaí. Em 2015, foi adicionado ao serviço de streaming da Netflix no exterior. Ainda no exterior, o documentário foi ainda lançado em BluRay e DVD, contudo, nunca chegou a ser lançado ou exibido no Brasil.