Skip to main content

Museu Ghibli

“Vamos perder nosso caminho juntos”

Sobre

Elaborado pelo próprio Hayao Miyazakio projeto foi influenciado pela arquitetura europeia, como a vila de Calcata, na Itália. Seu planejamento começou em 1998. Já a construção começou em Março de 2000, e foi aberto oficialmente 30 de junho de 2001.

Em si é uma obra caprichosamente desenhada que remete aos diferentes filmes, e muitos de seus famosos personagens estão lá, incluindo o robô em tamanho real de Laputa no jardim da cobertura. O museu conta com diversas áreas, como salas onde ocorrem exposições, loja, jardim, café, sala de cinema entre outras áreas temáticas.

Dados técnicos

Nome
Museu D'arte Ghibli, Mitaka no Mori Jiburi Bijutsukan
Inauguração
30 de junho de 2001
Categoria
Museu de arte
Operador
Tokuma Memorial Cultural Foundation for Animation
Direção
Kiyofumi Nakajima
Localização
1-1-83 Shimorenjaku, Mitaka-shi, Tóquio 181-0013, Japão
Funcionamento
Das 10:00 às 18:00

Estrutura do Museu

O primeiro andar do museu apresenta a história e as técnicas de animação e tem um pequeno auditório onde são projetados curtas metragens produzidos exclusivamente pelo Studio Ghibli para o Museu, com uma programação nova a cada mês.

O segundo andar abriga exposições temporárias especiais.
O Museu tem ainda um café, um parque infantil, um jardim na cobertura e uma loja de souvenir.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Exposições Permanentes

No piso inferior está uma sala de exposição mostrando a história e a ciência de animação. Um dos displays é um zootrópio tridimensional chamado “Bouncing Totoro” (em português seria “Totoro Saltitante”) que contém miniaturas de morcegos sorridentes e personagens como o Nekobus, Satsuki, Mei, um grande Totoro juntamente com os menores, cada um em uma pose ligeiramente diferente, dispostos em anéis e girando em uma mesa. O estroboscópio joga faixos de luz que cintilam junto dos modelos rotativos, iluminando cada um à medida que passam pelo mesmo local, criando uma ilusão de movimento que mostra como a animação funciona.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Salas de animação

No primeiro andar está um total de cinco salas que, visitadas na sequência, simulam o processo de um estúdio de animação, com desenhos, quadros de história, material de referência e mais para olhar. Também é mostrado o processo de criação de um filme de animação, a partir de esboços, storyboards, keyframing, coloração, cenários e muitos outros.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Tri Hawk’s

Inaugurada em 6 de fevereiro de 2002, é uma livraria e sala de leitura do Museu Ghibli. A equipe também faz leituras de livros encontrados na exposição a os que estão a venda em Tri Hawk’s.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Mamma Aiuto!

Localizada na parte superior do Museu Ghibli, é a loja de lembranças que tem o nome da gangue de piratas aéreos do filme Porco Rosso.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Straw Hat Cafe

Cercado por alguns dos raros pinheiros vermelhos de Mitaka e contrastando com a parede laranja brilhante e os caixilhos das janelas vermelhas do prédio que o abriga, o deck do Straw Hat Café oferece uma atmosfera aberta ao ar livre, onde você pode relaxar e desfrutar do cenário natural do Parque Inokashira. Há um lavatório decorado com azulejos coloridos ao lado do deck do Café para lavar as mãos antes das refeições.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Jardim da Cobertura

No piso superior do museu existe um jardim com uma estátua em tamanho real do robô de Laputa. O robô foi feito por um artista chamado Kunio Shachimaru. A estátua é feita de bronze e levou um ano para ser criada. A pedra angular de Laputa também pode ser encontrada lá. A pedra que possui uma inscrição em antigo cuneiforme persa, é uma réplica da pedra da sala de controle encontrado no castelo flutuante, Laputa.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Nekobus Room

Há também uma área infantil para crianças com até 12 anos onde fica um Nekobus gigante, igual o do filme Meu Vizinho Totoro, para brincar dentro. A palavra Mei está escrita na placa de destino do Nekobus.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Saturn Theater

Localizado no piso inferior do Museu Ghibli é o local de exibição de vários curtas-metragens. Estes só podem ser vistos no museu.

O Saturn Theater tem janelas automáticas inferiores que se abrem antes e depois de cada exibição de seus curtas-metragens. Isso ocorre porque Hayao Miyazaki desenhou o teatro com crianças pequenas em mente, que poderiam ter medo do teatro fechado.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Exposições especiais

Além das exposições dos trabalhos do próprio estúdio, o museu também apresenta trabalhos de outras companhias desde 2001 no segundo piso. Estas exposições são temporárias, portanto verifique o site oficial do museu para se certificar qual está acontecendo.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Como chegar

1-1-83 Shimorenjaku, Mitaka-shi, Tóquio 181-0013, Japão

Trem

Para a estação JR Mitaka, pegue a linha JR Chuo, a aproximadamente 20 minutos da estação JR Shinjuku. Da saída sul da Estação JR Mitaka, são 15 minutos a pé até o Museu.

Ônibus

Um ônibus comunitário sai da estação JR Mitaka para o museu a cada 15 minutos durante o horário de funcionamento.

Museu Ghibli 

Museu Ghibli 

Curtas exclusivos do museu

Koro’s Big Day Out
(2002)

A Sumo Wrestler’s Tail
(2010)

Mei and the Kittenbus
(2003)

Treasure Hunting
(2011)

The Day I Bought a Star (2006)

Mon mon the Water Spider
(2006)

Compre seu ingresso

Toda a entrada no Museu Ghibli, em Mitaka, só acontece mediante a compra antecipada de ingressos.

NotíciasGhibli ParkHayao Miyazaki: famoso carro do diretor pode ser visto pelos fãs
07/02/2025

Hayao Miyazaki: famoso carro do diretor pode ser visto pelos fãs

Desde janeiro, o famoso Citroën 2CV, amado carro do diretor Hayao Miyazaki, pode ser visto em exibição no Ghibli Park, no Japão.
NotíciasDocumentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
01/10/2024

Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez

Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature, acontece hoje, no festival ANIMAGE. Ingressos gratuitos.
NotíciasTúmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
22/08/2024

Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix

Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível exclusivamente no catálogo da Netflix a partir de setembro.