Antes de começar a ler, avisamos: este texto pode conter SPOILERS.
É difícil escrever uma crítica imparcial de um filme do Studio Ghibli, mais difícil ainda quando o diretor é Hayao Miyazaki, mas vamos tentar. O que impressiona em Ponyo? Porque assistir? São essas as perguntas que vamos responder.
Para começar, o trabalho de Ponyo é feito todo em aquarela, a mão. Isso é impressionante nos tempos atuais, em que a computação gráfica é utilizada para tudo. Foi um filme que levou tempo para ser planejado e feito, o que mostra a seriedade do Studio Ghibli em fazer uma animação de boa qualidade. Além disso, o efeito produzido foi exatamente o desejado: as cenas em que o mar aparece, a aquarela reproduziu exatamente o movimento do mar, tornando a película inesquecível.
O filme atrai tanto adultos quanto crianças, através de cenas cativantes entre os pais de Sosuke, o menino e Ponyo, atraindo a atenção dos adultos com cenas hilárias entre os pais de Sosuke. E diferente de Chihiro e Castelo Animado, o enredo mais simples permite uma compreensão maior às crianças, que entendem a história e são envolvidas por ela.
Então fica aqui nossa opinião: Ponyo é um filme para ser visto várias vezes, pois assim como os demais filmes do Studio Ghibli, cada vez que se assiste, nota-se um novo aspecto, descobre-se uma nova mensagem.
Ponyo estréia oficialmente nos cinemas no próximo dia 16 de Julho.