Olá pessoal! Os paulistas também terão uma mostra de Animes no Cinusp! Segue abaixo o cartaz e informações de divulgação. Agradecimento especial a Jacqueline Plaça por ter nos enviado o conteúdo para divulgação.
MOSTRA ANIME
De 04 a 29 de julho de 2011
O Japão está aqui — pelo menos no imaginário de uma geração que cresceu tendo acesso a muitos produtos audiovisuais japoneses pela televisão e que agora está na universidade. Se houve uma inegável ocidentalização do Japão no Pós-Guerra, a arte japonesa sempre cativou o olhar ocidental. Como os mangás, quadrinhos japoneses, estão em toda a parte e atingem a todas as faixas etárias, também estão os animês, os desenhos animados japoneses.
Os animes são um dos mais importantes focos do audiovisual nipônico, e reconhecidos por suas narrativas de complexidade dramática raramente vistas nas animações ocidentais, mesmo em obras com traços marcadamente infantis, como as de Hayao Miyazaki. Ao contrário dos animss realizados para a televisão, que costumam ter condições de produção bastante limitadas, as produções para cinema apresentadas nesta mostra apresentam um refinamento incrível em sua animação — nos clássicos de Miyazaki e nas técnicas computadorizadas dos filmes mais recentes.
Paprika e A Viagem de Chihiro deixam os sonhos dominarem a realidade, apresentando o grotesco e o sedutor, criando problemas insondáveis. Ponyo sugere que os mitos dominem o mundo palpável – uma das características mais marcantes das histórias de Miyazaki -, devido ao compreensível descontrole de sentimentos humanos, mesmo diante da improvável causa de um tsunami ser de responsabilidade de duas crianças. Abrindo espaço para discussão sobre o poder dos mais fracos, Tekkon-kinkreet desafia duas crianças a manterem sua autoridade no submundo da Cidade do Tesouro. Já O Castelo Animado, apesar de traços infantis, lida com a guerra, e assume um tom crítico ao apresentar seus protagonistas em outros parâmetros de tempo-espaço para solucionar problemas políticos.
Ainda que envolvam seus personagens em mundos paralelos, futuristas ou oníricos, as obras apresentadas nesta mostra apresentam uma profunda reflexão sobre o presente — como um espelho que tudo distorce para evidenciar ainda melhor tudo que marca nossa sociedade –, tanto do Ocidente quanto do Oriente.
Clique AQUI para baixar o arquivo com as sinopses dos filmes que serão exibidos.
E você pode conferir a programação completa aqui.
Compartilhe
Monolice
Formada em Ciência da Computação, conheceu o estúdio através de A Viagem de Chihiro e foi onde tudo começou pra ela. Seu filme favorito é Princesa Mononoke. Sua contribuição iniciou desde a época da comunidade da Ghibli no orkut, sendo atualmente membro honorário da Ghibli Brasil.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…
1 Comment
ComentáriosCancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Legal , mas pena que ja passou ”A garota que saltava o tempo” queria ver , mmas acho que vou ver ”A viagem de Chihiro” ^^