Olá pessoal, estamos divulgando, um pouquinho atrasados, a mostra O Universo de Miyazaki promovido pela Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Segue abaixo a programação com a descrição do evento enviada por eles. Para os cariocas, ainda dá tempo de ver alguns dos filmes! Clique na imagem para ampliar.

Cinema de Animação Japonesa na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Mostra de Cinema exibe produções de Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, e promove curso e oficina de mangá

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a 3 Moinhos Produções apresentam, de 28 de junho a 10 de julho, a mostra de cinema “O Universo de Myiazaki | Otomo | Kon” com 18 longas-metragens de animação. A mostra, além da cinematografia de Miyazaki, se expande para as obras de Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, ambos também marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá um curso sobre a obra de Miyazaki, em quatro aulas, e uma oficina de mangá, ambos com inscrições gratuitas. A oficina pretende abordar noções de desenho, espacialidade e estilo de narrativa através do desenho impresso. Os alunos produzirão os seus próprios mangás durante as aulas, ao mesmo tempo em que participarão de um estudo estético dos mangás de Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon. As inscrições para o curso e oficina são gratuitas e estão abertas no site www.ouniversodemok.com.br

Animação Japonesa

Apesar da animação japonesa ser sempre associada ao termo ‘anime’, tal termo hoje não se refere genericamente a qualquer animação produzida no Japão, mas a um estilo fortemente arraigado e de características marcantes, como os populares olhos grandes e a animação econômica e de movimentos expressivos.

A consolidação desse estilo veio da adaptação da arte aos prazos curtos e pequenos orçamentos das séries televisivas nipônicas. Porém, o mesmo processo industrial que criou o estilo anime também gerou insatisfações entre os artistas e correntes contrárias a essa forma de produzir. Esses “transgressores” do sistema japonês optaram pela animação de apelo autoral em longas-metragens cinematográficos para fugir da massacrante produção de séries televisivas.

A criação do Studio Ghibli, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, com a proposta de ser “um vento que varresse a cabeça dos artistas”, mostrou que tal forma de trabalho era possível e criou seguidores. Obras produzidas antes e depois da fundação do Studio Ghibli, como “Nausicaä do Vale dos Ventos” e “Meu Vizinho Totoro” abriram caminhos para o surgimento de “Akira” (o filme fenômeno de Katsuhiro Otomo), e para a breve e bela cinematografia de Satoshi Kon, e o seu mundo de sonhos em “Paprika”.

A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser acessadas nos sites www.caixa.gov.br/caixacultural ou www.ouniversodemok.com.br.

SERVIÇO:
O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: de 28 de junho a 10 de julho de 2011 (de terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Classificação: Consultar programação
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes

Agradecemos ao pessoal da organização por nos ter enviado estas informações e pedimos desculpas por não termos divulgado antes! Parabéns pela iniciativa!


Monolice

Formada em Ciência da Computação, conheceu o estúdio através de A Viagem de Chihiro e foi onde tudo começou pra ela. Seu filme favorito é Princesa Mononoke. Sua contribuição iniciou desde a época da comunidade da Ghibli no orkut, sendo atualmente membro honorário da Ghibli Brasil.

Author posts
Relacionados

Privacy Preference Center