O último trabalho de Stúdio Ghibli, Kaze Tachinu, criado sob a supervisão de Hayao Miyazaki, tem o orgulho de ser representado por uma música-tema adorável, Hikouki-Gumo. O nome significa literalmente “rastro de avião” e foi lançada pela primeira vez há 40 anos pela talentosa cantora e compositora Yumi Matsutoya. O uso da canção pelo Studio Ghibli causou uma onda de interesse na obra trazendo este clássico de 40 anos para o topo do ranking musical do Japão e ganhando o título de canção Top no iTunes no sábado, 20 de julho. O Studio Ghibli e Yumi agora estão colaborando de muitas maneiras maravilhosas para celebrar os seus sucessos ao longo dos últimos 40 anos.
Yumi Matsutoya em Coletiva de Imprensa realizada para divulgação do filme Kaze Tachinu.
Hikouki-Gumo foi lançado em 20 de novembro de 1973 no álbum de mesmo nome, sendo o primeiro disco da cantora. Naquela época, Yuming (como foi apelidada) era apenas uma colegial de 16 anos, que ainda utilizava seu nome de solteira Yumi Arai. Ela cantou as músicas-tema “Rouge no Dengon” e “Yasashisa ni Tsutsumareta Nara” para outro filme de Miyazaki, O Serviço de Entregas da Kiki. Hikouki-Gumo foi sua grande oportunidade que a lançou em uma carreira muito bem sucedida. Yuming saiu com seu CD comemorativo de 40 anos chamado “With Love of Japan, and Yuming.” Foi neste álbum que um dos produtores do Studio Ghibli ouviu pela primeira vez a canção Hikouki-Gumo, e pela qual ficou incrivelmente impressionado.
Yumi também cantou 2 músicas do filme ‘O Serviço de Entregas da Kiki’ de Hayao Miyazaki
Quando o produtor apresentou a canção ao Sr. Miyazaki como um potencial para ser usada no próximo filme da empresa, a sua resposta foi absoluta “Esta tem que ser a música tema. É perfeita.” E assim, a oferta foi feita para Yuming em um evento ao vivo para falar do lançamento do filme O Serviço de Entrega da Kiki em Blu-ray. Ela prontamente aceitou, e ali no palco o tema de Kaze Tachinu estava decidido.
Hikouki-Gumo teve seu re-lançamento digital dia 3 de julho, no início deste mês. Em conjunto com o Studio Ghibli, uma edição especial da música vinha com a arte do álbum tirada do filme, numa cena onde os 2 personagens principais compartilham um beijo inocente. Graças ao marketing viral em sites de redes sociais e o simples boca-a-boca, a música de 40 anos de idade, ganhou um brilhante apoio e subiu ao topo das paradas!
Capa do single Hikouki-Gumo, música tema de Kaze Tachinu
Agora, em honra da cooperação da Yuming com o Studio Ghibli, um novo vídeo foi produzido para Hikouki-Gumo sob a direção de Mami Sunada. Filmado dentro do Museu Ghibli em Mitaka, o clipe de captura a magia do cinema de animação com Yuming explorando quartos repletos de recordações de muitos anos de produção do Studio Ghibli. No videoclip, Yuming folheia páginas de esboços e sorri quando pega uma cópia de seu disco de vinil com a música que virou tema de Kaze Tachinu.
Edição limitada da música tema em Vinil.
Os fãs de Yumi e do Studio Ghibli já podem comprar a trilha sonora do filme que se encontra disponível a venda. Aos colecionadores, Em 31 de julho, um álbum de edição limitada “Hikouki-Gumo” sairá em comemoração ao tempo de Yumi Matsutoya na indústria da música. A primeira edição limitada inclui onze canções, o vídeo da música, um vídeo remix e um livro de 12 polegadas com arte de Miyazaki que já está na pré venda e pode ser encomendado pela cd Japan. E em 14 de agosto, uma segunda edição limitada chegará que inclui o CD, DVD, livro de arte além do disco de vinil que também poderá ser encomendado pela cd Japan.
Fiquem sempre por dentro dos lançamentos Ghibli e relacionados acompanhando nossa página do facebook.
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…