Em uma entrevista no programa Brunch do canal da televisão japonesa TBS, o diretor Ghibli Hayao Miyazaki, revelou que ele está aberto à possibilidade de uma sequência do filme Nausicaä do Vale do Vento. No entanto, ele deixaria um projeto tão hipotético nas mãos do diretor de Evangelion Hideaki Anno.
Miyazaki publicou originalmente o mangá Nausicaä do Vale do Vento em 1982 na revista Animage da Tokuma Shoten antes de adaptar uma parte da história para o filme em 1984. A história segue uma princesa guerreira que protege sua terra em meio a guerras em uma Terra pós-apocalíptica. Miyazaki terminou o mangá em 1994. O anime foi criado antes de Miyazaki fundar o Studio Ghibli, que ainda é um dos seus filmes mais interessantes e influentes.
Então, por que agora? Há várias razões, algumas das quais podem ser encontrados no último lançamento de Miyazaki, Kaze Tachinu. O slogan japonês do filme, que aparece nos cartazes, é “ikineba”, que significa: “Temos que viver.”
No entanto, o slogan tem uma forte ligação com Nausicaä que aparece no final do último volume do mangá.
Na imagem acima, o slogan de Kaze Tachinu aparece na última pag do mangá Nausicaä.
Há uma ligação ainda mais forte entre os dois filmes: Hideaki Anno. O famoso diretor de Neon Genesis Evangelion fez a voz do personagem principal de Kaze Tachinu, Jiro Horikoshi. Anno também trabalhou no anime Nausicaä.
No início Janeiro deste ano, Toshio Suzuki, o presidente do Studio Ghibli escreveu sobre a relação entre Miyazaki e Anno em Bungei Shunjuu. Anno que abandonou a Osaka University of the Arts, foi contratado para trabalhar no anime Nausicaä. O que foi bom para Anno, pois ele estava literalmente sem-teto na época e chegou a Tóquio com apenas o peso da roupa do corpo nas costas. Isso, e um tremendo talento.
Anno foi encarregado de clímax do filme, quando o Deus guerreiro, um grande colosso, se desintegra. Ele trabalhou em 90 segundos de cena por cerca de três meses e Miyazaki foi extremamente satisfeito com o trabalho de Anno. De acordo com Suzuki, a cena final é mais ou menos todo o trabalho do Anno. Este foi o único filme de Miyazaki em que ele trabalhou com o animador.
Deus guerreiro animado por Anno para o filme Nausicaä
“Quando eu me encontro com Anno, às vezes ele me diz que ele quer criar uma sequência de Nausicaä”, escreveu Suzuki. “Ele considera Evangelion uma continuação de Nausicaä, feito em sua própria maneira. É incrível o quanto ele foi influenciado por este filme. Esse curto período de três meses que passou em nosso escritório acabou definindo tudo sobre ele.”
Mas Anno não quer apenas fazer uma sequência. Na edição de maio de Bungei Shunju, Anno teria dito: “Eu quero fazer versões do filme de uma sequência de Nausicaä ou do mangá de sete volumes como uma trilogia.” Isso significa Anno poderia fazer uma sequência ou mais dois filmes. O anime saiu do dois primeiros volumes do mangá, deixando material de cinco volumes a partir do qual Anno poderia trabalhar.
Anno não está sozinho. Nobuo Kawakami, produtor no Studio Ghibli, aparentemente quer uma sequência de Nausicaä também. O presidente do Studio Ghibli parece igualmente interessado. Mas o que diz Hayao Miyazaki, o homem que criou Nausicaä? Na entrevista com a TV japonesa, Miyazaki foi questionado sobre o assunto.
Miyazaki em entrevista no programa japonês Brunch que aconteceu na Nibariki house.
Quando perguntado se ele estava interessado em fazer uma continuação ou a parte 2 de Nausicaä, ele respondeu: “Eu acho que seria melhor deixar [Nausicaä] como está. Não tenho nenhum desejo de fazê-lo.” No entanto, Miyazaki acrescentou que Anno continua dizendo repetidamente que ele quer, ele acha que “seria bom” se Nausicaä 2 acontecesse.
Alguns anos atrás, houve uma conversa sobre Anno dirigir Nausicaä 2 e Miyazaki dirigir Nausicaä 3. Miyazaki, no entanto, conserva essa ideia. Se outro Nausicaä acontecer, parece que seria um esforço Hideaki Anno. E isso está bom pra mim.
Você pode assistir a entrevista com Miyazaki AQUI.
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…