Em 1998, Hayao Miyazaki projetou e construiu uma casa para sua companhia de produção, a Nibariki. Esta casa que é utilizada como ateliê, está localizada nas proximidades do edifício principal do Studio Ghibli.
Hayao Miyazaki e Isao Takahata na parte de fora do ateliê Nibariki.
Sua arquitetura de 2 andares é muito semelhante ao Museu Ghibli e ao Studio Ghibli em si, que ele também projetou. Além desses edifícios, ele também projetou novo berçário do Ghibli e o NTV Grand Clock. Todo o trabalho duro como artista de layout na década de 1970 valeu a pena!
Fanáticos Ghibli seriamente dedicados vão reconhecer a área principal, já que este tem sido usado para as entrevistas para a televisão e DVD.
Fora da casa, você vai imediatamente reconhecer o carro, e ele não está lá por acaso. O carro em questão é um Peugeot Citroen 2CV – visto na perseguição de carro espetacular de Lupin III: O Castelo de Cagliostro. “Nibariki” – “dois cavalos” – é uma referência direta a esse carro, um dos favoritos de Miyazaki de em seus dias mais jovens.
Vejam mais fotos da Nibariki (ou Pig House):
Entrada do ateliê e o Citroen 2CV, um dos carros favoritos de Miyazaki em sua juventude.
Área externa onde se localiza o medidor de gás e energia.
Área da sala de estar com lareira.
Lado de dentro com visão para a “ponte” de madeira.
Visão do corredor suspenso de madeira.
Outro detalhe – a casa é chamada de “buta-ya,” ou Pig House. “Nibariki” significa “dois cavalos”, mas também pode significar “família de renda dupla”. Na verdade, a empresa é gerida por Miyazaki e sua esposa, Akemi Ota. Escolha a versão que preferir!