A-san’s Garden é um parque público da região de Suginami, Tóquio, onde uma pequena e aconchegante casa ficava localizada. Apresentando um telhado vermelho e janelas brancas, a “casa do Totoro”, como foi apelidada, é uma estrutura de madeira construída no início Era Showa (1926-1989) pelo tio de Ei Kondo, antiga moradora da casa. O jardim de Kondo continha 50 espécies de plantas, incluindo oliveiras e rosas.
Ei Kondo visita no dia 4 de Setembro ‘A-san’s Garden’, parque público onde ficava sua antiga casa. O terreno renasceu sob o projeto de Hayao Miyazaki.
Hayao Miyazaki descobriu a casa um dia, durante um passeio pela área e ficou encantado por ela. Entrando pela janela, porque a fechadura da porta estava quebrada, Miyazaki mais tarde chamou a casa de um de seus “tesouros” em um livro que ele publicou em 1991, acrescentando que seu personagem Totoro ficaria feliz em viver lá. Fãs de todo o país estiveram visitando o local desde então.
A prefeitura de Suginami estava se preparando para reformar a área como um parque público, quando a casa foi destruída em um incêndio de origem desconhecida em 14 de fevereiro de 2009.
Com a estrutura original perdida, Miyazaki entrou em cena para dar uma mão.
Miyazaki elaborou cinco perspectivas do projeto para o parque, que foi concluído em 2010 e chamado A-san’ Garden. A nova estrutura do jardim tem praticamente a mesma aparência e charme da ‘casa do Totoro’ original.
Ei Kondo, professora de 85 anos, diz que é como um sonho. “Gostaríamos de ser capazes de mostrar o nosso agradecimento ao Sr. Miyazaki preservando o parque”, disse ela. “Eu tive grandes encontros com as pessoas, incluindo o Sr. Miyazaki naquela casa” e acrescentou: “Espero que o novo parque também seja um local que ajude as pessoas a se conhecerem.”
Esse é mais um lugar com dedinho do Miyazaki que não pode ficar de fora da sua lista ao visitar o Japão!