O produtor do Studio Ghibli de 65 anos Toshio Suzuki apareceu no programa de variedades Sekai-ichi Uketai Jugyo da NTV no sábado e discutiu o anúncio da aposentadoria do cinema de Hayao Miyazaki feito em Setembro.
Quando perguntado sobre o que Miyazaki iria fazer após a aposentadoria, Suzuki respondeu: “Eu acho que ele vai serializar um mangá. Desde o início ele gosta de desenhar sobre suas coisas favoritas. Isso alivia o seu estresse.”
Hayao Miyazaki durante a coletiva de anunciamento de sua aposentadoria, em Setembro.
O convidado do programa, Masaaki Sakai, perguntou “Será que ele gosta de sengoku jidai no chanbara?” (histórias antigas de samurais) Suzuki respondeu: “Isso é o que ele está desenhando agora. Ele vai ficar bravo se eu falar demais. Vamos parar de falar sobre isso. ”
Isao Takahata – diretor, o co- fundador do Studio Ghibli e amigo de Miyazaki – também comentou sobre a aposentadoria de Miyazaki na quinta-feira. “[Miyazaki] disse: ‘Desta vez, eu estou falando sério’, mas eu acho que há uma boa chance de que isso possa mudar. Acho que sim, eu o conheço há muito tempo. Não se surpreenda se isso acontecer.”
Suzuki revelou em um especial de televisão em 2012 que o filho de Hayao Miyazaki, Goro Miyazaki (Contos de Terramar, From Up On Poppy Hill), está planejando um trabalho sobre samurais que combina realidade e ficção. Suzuki disse que o projeto de Goro Miyazaki está situado na região Tohoku, nordeste do Japão, durante a Idade Média.
O último filme de Hayao Miyazaki, Kaze Tachinu, está sendo exibido agora no Japão e vai estrear na América do Norte em 21 de Fevereiro. O filme de Takahata, Kaguya-hime no Monogatari, irá estrear no Japão em 23 de Novembro. Yume to Kyoki no Okoku (The Kingdom of Dreams & Madness), documentário de Mami Sunada sobre Studio Ghibli, estreará em 16 de Novembro.