O San Diego Film Critics Society anunciou nesta quarta-feira que Kaze Tachinu, o 11º longa-metragem e o último do co-fundador do Studio Ghibli Hayao Miyazaki, ganhou a honra de Melhor Animação em 2013. O filme venceu Despicable Me 2, Frozen, Get A Horse, e The Croods.

Kaze-Tachinu

O filme já ganhou prêmios de melhor filme de animação pelo The National Board of Review, The New York Film Critics Circle, e The Boston Society of Film Critics. O Critics Circle New York Film deu à A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, ambos de Hayao Miyazaki, os melhores Animated Film Awards em 2002 e 2005. O filme também foi o vice-campeão em na categoria Melhor Animação de 2013 pelo The Los Angeles Film Critics Association Awards semana passada.

Kaze Tachinu tem o foco em Jiro Horikoshi (interpretado pelo diretor de Evangelion, Hideaki Anno), o designer do famoso avião de caça Mitsubishi A6M Zero do Japão na Segunda Guerra Mundial. Miyazaki incorporou elementos da história inspirados por Tatsuo Hori, o autor de um romance anterior intitulado Kaze Tachinu.

A Disney vai lançar o filme na América do Norte, e o Studio Ghibli Internacional produziu a dublagem de língua inglesa com o produtor Frank Marshall (de Da Colina Kokuriko, O Mundo dos Pequeninos, Ponyo). O filme exibido em Nova York e Los Angeles no mês passado, e ele vai abrir nos Estados Unidos em Fevereiro.

O filme foi apresentado à categoria Filme de Animação para o 86º Academy Awards (Oscar), está na lista para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o 71º Golden Globe Awards, foi nomeado para o anual e 18º Satellite Awards e ao 41º Annual Annie Awards.