O famoso diretor e produtor Isao Takahata foi homenageado no Annecy International Animation Film Festival em sua edição de 2014 em Annecy, na França, que aconteceu do dia 9 ao dia 14 de Junho.
Takahata recebeu o especial prêmio honorário Cristal para celebrar suas contribuições ao longo da vida através da animação. O festival também exibiu o seu mais recente trabalho “O Conto da Princesa Kaguya”, em sua abertura.
O mais antigo festival de cinema de animação do mundo, o Festival de Annecy foi introduzido em 1960, após a categoria animação do Festival de Cannes se tornar independente. Ao longo dos anos, ampliou o escopo de sua concorrência e exibição de programas para se tornar mais prestigiado festival de animação do mundo.
Nascido em 1935, Takahata foi atraído pelas obras do poeta francês Jacques Prévert e do animador Paul Grimault quando ele era um estudante.
Ele se juntou a Toei Doga Co. (agora Toei Animation Co.), em 1959, e mais tarde co-fundou o Studio Ghibli Inc. com Hayao Miyazaki, que também estava trabalhando na empresa de animação na época.
Takahata que possui hoje 78 anos, é conhecido por muitos filmes de animação, incluindo “As Aventuras de Panda e seus amigos”, “O Túmulo dos Vagalumes” e “Meus Vizinhos os Yamadas”.
Em “Pom Poko” ganhou o prêmio de melhor longa-metragem em Annecy em 1995.
Como produtor, ele estava por trás de muitos dos filmes de Miyazaki, como “Nausicaä do Vale do Vento” e “Laputa: O Castelo no Céu”.
“O Conto da Princesa Kaguya” é baseado no conto popular japonês clássico “Taketori Monogatari” (O conto do cortador de bambu), e foi lançado em todo o país no outono de 2013. Durante sua longa carreira, o diretor tem ido além dos limites da técnica de animação, explorando suas próprias interpretações.
O filme também chegará aos cinemas franceses no dia 25 de Junho.
Confira abaixo algumas imagens da passagem de Isao Takahata no Festival (Créditos: Buta-Connection-net)
Abaixo um vídeo infelizmente com áudio em francês de uma entrevista com o diretor no Festival.
É uma satisfação vermos um talento como o de Takahata ser lembrado e premiado aqui no ocidente por um Festival tão importante como o Annecy. Esperamos que esse prêmio traga ainda mais sucesso e reconhecimento às obras e aos artistas Ghibli!