Matéria por Amanda Rotta | Tradução do japonês por Yákara “Kushina” Santos.
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer um grande mal entendido que se disseminou pela internet afirmando que o Studio Ghibli pararia de produzir filmes. Soubemos dessa notícia ainda pela manhã, porém, levarmos a notícia a sério, e não a publicamos pois estava nítido que não havia fontes confiáveis que confirmassem tal assunto.
Posteriosmente, obtivemos acesso às imagens da publicação em japonês, onde a nossa colaboradora Kushina fez a imensa gentileza de traduzir cuidadosamente para que seu conteúdo fosse colocado aqui da forma mais correta possível.
Deixamos explícito nosso desgosto em saber que mídias supostamente respeitáveis, perderam totalmente sua ética repostando algo sem ao menos analisar a veracidade dos fatos e suas fontes, disseminando boatos. No entanto, fica aqui a explicação de todo o ocorrido, juntamente com o anunciamento feito por Toshio Suzuki sobre o que acontecerá com o Studio Ghibli.
Na noite do dia 3 de agosto, precisamente as 11 horas, foi transmitido pelo programa Jyounetsu Tairiku da rede TBS uma entrevista com o produtor do Studio Ghibli Toshio Suzuki, onde fez comentários a respeito do futuro do Studio Ghibli após a aposentadoria de Hayao Miyazaki. Esta declaração de Suzuki foi divulgada em imagens na internet por um blog japonês. Porém, um tumblr em inglês feito por fãs relatou que o Studio Ghibli estaria fechando seu departamento de produção levando diversos sites divulgarem a mesma notícia.
Segundo o esta fonte em inglês, Toshio Suzuki teria anunciado o encerramento do Studio Ghibli. O Tumblr tem uma série de imagens, com Suzuki e seus comentários. Estes comentários, porém, não foram traduzidos. Aqui traduzimos pra vocês:
Em amarelo, supostamente o entrevistador: “Estas palavras são um pouco duras mas… ”
Toshio Suzuki: “Estamos cogitando o fechamento do departamento de produção de arte (departamento de animação)…”
Suzuki: “Grandes mudanças serão feitas em todos os aspectos do Studio Ghibli”
Entrevistador: “Como uma reestruturação*” (*saikouchiku em japonês)
Suzuki: “Certamente, o anúncio da aposentadoria do Hayao Miyazaaki foi de extrema grandeza”
Suzuki: “O que o Ghibli fará depois disso?”
Suzuki: “Assim, continuar uma produção eternamente…”
Suzuki: “Não é uma decisão impossível mas…”
Suzuki: “Uma vez que isto seja decidido, vamos ter uma pequena pausa para pensar daqui em diante.”
Suzuki comentou que grandes mudanças estão para acontecer e que estas mudanças podem acarretar no desmantelamento do departamento de produção.
Embora tenha havido uma conversa de dissolver o estúdio de imediato, Suzuki enfatizou que a verdade é que o estúdio está considerando uma “faxina” ou reestruturação por enquanto. O resultado final seria “reconstruir” o estúdio e recriar um ambiente para a geração seguinte.
Suzuki não minimiza a importância da aposentadoria de Miyazaki. Ainda assim, ele adiciona, “Sobre o que será do futuro do Studio Ghibli, não é absolutamente impossível manter a produção [de filmes] para sempre. No entanto, vamos dar uma breve pausa a considerar nosso rumo a partir daqui.”
Vale lembrar que, até o momento, não houve nenhuma manifestação por parte das mídias oficias do Studio Ghibli.