Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli e diretor de animação, receberá este ano o prêmio Ihatov apresentado pela Kenji Miyazawa Association. O Prêmio Ihatov reconhece pessoas cujas ações personificam o espírito do poeta e autor Kenji Miyazawa.
Takahata possui longa carreira na animação sendo o responsável por séries como: Marco e Heidi. No Studio Ghibli dirigiu obras como O Túmulo dos Vagalumes, Only Yesterday, Pom Poko e Meus Vizinhos os Yamadas.
Seu trabalho mais recente, O Conto da Princesa Kaguya, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Animação. O animador recebeu a condecoração em Officier da França Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e Letras) em abril. Ele também apresentou o filme em Annecy International Animation Film Festival do ano passado na França onde recebeu um prêmio honorário.
Takahata receberá o 25º Prémio Ihatov no Nahan Plaza, cidade Hanamaki no dia 22 de setembro às 10h00.
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…