(Foto por Chris Pizzello/Invision/AP)
Foi anunciado no último domingo, 9, durante a 92ª cerimônia do Oscar, que o Museu da Academia será finalmente inaugurado. O anúncio foi feito por Tom Hanks durante a transmissão ao vivo da cerimônia.
E uma de suas primeiras exposições apresentará trabalhos do renomado cineasta Hayao Miyazaki, sendo esta a primeira deste tipo a ser realizada nos Estados Unidos.
De acordo com informações do site oficial do museu, “será realizada uma retrospectiva sem precedentes” que levará os visitantes “à uma jornada temática pelos mundos cinematográficos de Miyazaki”.
A exposição apresentará materiais originais, alguns dos quais nunca antes vistos fora dos arquivos do Studio Ghibli, contando com mais de 200 pranchas de desenhos, designs de personagens, storyboards, layouts, células de animação e cenários.
Serão apresentados materiais originais de produção de cada um dos filmes do diretor, incluindo das obras Meu Amigo Totoro (1988) e o vencedor do Oscar A Viagem de Chihiro (2001). Além disso, a exposição terá clipes das mais famosas cenas dos filmes de Miyazaki projetados em larga escala, e será acompanhada de um catálogo totalmente ilustrado, contando ainda com uma seleção exclusiva de produtos do Studio Ghibli para venda na loja do Museu.
A exposição é organizada pela curadora do Museu da Academia, Jessica Niebel, em colaboração com o Studio Ghibli.
O Museu da Academia irá inaugurar em 14 de dezembro de 2020, em Los Angeles, na Califórnia.