Sem sinopse e qualquer tipo de informação, How do you live? não receberá trailers nem imagens de divulgação antes de seu lançamento.
O Studio Ghibli, fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, é conhecido por suas animações icônicas como Meu Amigo Totoro, Túmulo dos Vagalumes, Princesa Mononoke e o vencedor do Oscar – A Viagem de Chihiro que foram largamente divulgadas por todo mundo, quebrando recordes de bilheterias.
Passados dez anos desde a estreia de seu último filme, Vidas ao Vento, Hayao Miyazaki tem trabalhado em seu (possível) último longa-metragem envolto de mistério.
Se você está se perguntando por que não ouviu quase nada sobre o último longa-metragem de Hayao Miyazaki, How Do You Live?, que está há exato um mês de estrear no Japão, o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, responde.
“Você se cansa de fazer a mesma coisa repetidamente. Queríamos tentar algo novo desta vez”, disse.
Em uma entrevista em vídeo para a Bungeishunju, Suzuki comentou que ele e Miyazaki decidiram optar por uma abordagem minimalista. Contrariando todas as expectativas, não serão divulgadas quaisquer imagens, trailers, sinopse, spots de tv ou anúncios em jornais. Sequer elenco de vozes será divulgado antes do lançamento de How do you Live?.
Entre suas motivações para uma abordagem tão oposta do que é praticada por todos os estúdios, Suzuki mencionou que o interesse do público deverá ser o bastante para o levar ao cinema, e que alguns filmes estragam suas histórias expondo demais em suas divulgações.
Na entrevista, Suzuki revelou pistas vagas sobre que tipo de filme é How Do You Live? Ele acha o filme ótimo, embora tenha muito pouco a ver com a história do romance homônimo de Genzaburo Yoshino de 1937, no qual Miyazaki aparentemente se inspirou. Suzuki disse que Miyazaki leu a história pela primeira vez quando estava no ensino médio e que ela ficou com ele ao longo dos anos, principalmente por causa da profundidade de seu título.
A filosofia da Suzuki em relação ao marketing sempre foi complexa e cheia de nuances. O ex-presidente do Studio Ghibli, Kiyofumi Nakajima, lembrou que, quando questionado sobre como A Viagem de Chihiro se tornou um sucesso mundial, Suzuki respondeu: “Todo diretor de cinema está preocupado em fazer algo bom. Não há diretor que não pense assim. No entanto, equilibrar esse desejo com as preocupações do mercado dificulta as coisas. Na Ghibli, nos concentramos em fazer algo bom primeiro e depois fazer com que as pessoas que entendem o conteúdo do trabalho lidem melhor com o marketing.”
Miyazaki revelou oficialmente o filme em 2017. Suzuki relatou em abril de 2017 que Miyazaki estava desenhando os storyboards para o projeto desde julho de 2016. Miyazaki havia declarado em 2013 que iria “se aposentar da produção de longas-metragens”, mas saiu da aposentadoria para fazer How Do You Live?.
Kimi-tachi wa Do Ikiru ka (How Do You Live?) estreará nos cinemas do Japão em 14 de julho.
Esperamos ansiosos para que o filme chegue ao circuito nacional de cinema.
Fonte: ANN
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…