Skip to main content

Desde janeiro, o famoso Citroën 2CV, amado carro do diretor Hayao Miyazaki, pode ser visto em exibição no Ghibli Park

O clássico Citroën azul claro foi comprado por Hayao Miyazaki, com atualmente 84 anos, para levar seu filho à creche, se tornando parte de sua vida nas últimas décadas. E agora ele ganhou sua própria exposição no Ghibli Park, localizado em Nagoya, no Japão.

O carro, que se tornou seu veículo de uso diário até recentemente, foi retratado em seu primeiro filme, O Castelo de Cagliostro de 1979, dirigido pela personagem Clarisse, protagonizando junto do Fiat 500 (que por sua vez era o carro pessoal do falecido Yasuo Otsuka), uma das cenas icônicas de perseguição.

Até mesmo seu filho, Goro Miyazaki, fez uma referência ao veículo apresentando um modelo semelhante no filme do Studio Ghibli, Aya e a Bruxa (2020), com a placa “MYZ” que significa “Miyazaki”.

Citroen 2CV em O Castelo de Cagliostro, dir. Hayao Miyazaki


Citroen 2CV em Aya e a Bruxa, dir. Goro Miyazaki (Studio Ghibli)

Usado por Miyazaki para se deslocar entre sua casa, na província de Saitama, e seu ateliê pessoal, na esquina do Studio Ghibli, na cidade de Koganei, em Tóquio, o Citroën podia ser visto estacionado do lado de fora do ateliê, que o diretor chamou de “Nibariki” (“dois cavalos de potência”), após a classificação francesa de veículo “deux chevaux-vapeur” (“2CV”) do carro.

Em 2022, porém, aos 82 anos, Hayao Miyazaki tomou a difícil decisão de se desfazer de seu amado veículodepois de devolver voluntariamente sua carteira de motorista no ano anterior, devido à idade avançada. Miyazaki tinha um último desejo para seu pequeno carro, solicitando que ele fosse exibido no Ghibli Park para que todos pudessem desfrutar.

Ao lado do carro, os visitantes também podem apreciar a exposição “Hayao Miyazaki’s 2CV Story” (“A História do 2CV de Hayao Miyazaki”, em tradução livre), que conta a história de como o diretor Hayao Miyazaki o adquiriu e gradualmente se tornou cada vez mais afeiçoado ao veículo.

Fonte: SoraNews24 | Ghibli Park

Amanda

Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.