O lendário diretor de animação Hayao Miyazaki realizou uma coletiva a de imprensa para os jornalistas sul-coreanos em Tóquio em 26 de julho, em resposta às críticas recentes da mídia local que o seu mais recente filme, Kaze Tachinu (The Wind Rises), glorifica os atos de guerra – um assunto particularmente sensível no país, que sofreu os horrores com os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.
.
.
Miyazaki atraiu a ira da imprensa para o filme (o primeiro do diretor em cinco anos) para uma trama centrada em Jiro Horikoshi, engenheiro e inventor do avião de caça Zero usado por forças japonesas na Segunda Guerra Mundial.
.
“Eu me perguntava se Horikoshi deve ser condenado pelo pecado de ter um avião que ele fez usado na Guerra do Pacífico”, disse Miyazaki sobre sua interpretação do personagem no filme, de acordo com a rede de notícias local Yonhap. Ele acrescentou que queria criar um filme sobre o engenheiro e não de um homem que criou jatos de combate na guerra, e sim de um homem que sonhava em criar “belos aviões.”
.
No entanto, as intenções do realizador nem sempre parece resultar na reação desejada, mesmo no passado. “Fiz ‘Meu Amigo Totoro’ com a ideia de crianças correndo para fora e brincando, mas no final as crianças acabaram ficando dentro de casa assistindo TV em vez disso”, disse ele. “Eu penso que só porque alguém trabalha duro, não significa, necessariamente, que um bom resultado virá disso.”
.
O diretor foi recentemente alvo de conservadores japoneses após ter escrito na edição de julho da revista Neppu, do Studio Ghibli, ser contra a mudança da Constituição, onde chamou a atenção para o primeiro-ministro Shinzo Abe por tal atitude.
.
“A questão das ‘mulheres de conforto’ deveria ter sido resolvida há muito tempo”, Miyazaki disse a jornalistas, referindo-se a mulheres coreanas forçadas à escravidão sexual durante a guerra. A questão controversa tem sido um ponto sensível nas relações diplomáticas entre os dois países, já que alguns sentem que o governo japonês ter feito pouco para compensar e sinceramente reconhecer o sofrimento das vítimas – como evidenciado por grupos de ativistas em apoio às vítimas, que continuam a exigir décadas um pedido oficial de desculpas após a guerra.
.
Mais recentemente, em Maio, o prefeito de Osaka Toru Hashimoto veio sob o fogo do governo coreano para fazer comentários depreciativos sobre as ‘mulheres conforto’. Miyazaki chamou o incidente de “humilhante”, e encorajou a busca de relações pacíficas entre os países do Leste Asiático.
.
Kaze Tachinu que fez sua estréia mundial no Japão em 20 de julho, será lançado na Coréia do Sul no mês de Setembro.