ENTREVISTA / Hayao Miyazaki: O Mais recente filme Ghibli humaniza o criador do lendário Zero.

Kaze Tachinu (The Wind Rises), o mais recente trabalho de animação do diretor Hayao Miyazaki, está sendo exibido agora nos cinemas em todo o Japão. O protagonista deste filme é Jiro Horikoshi (1903-1982), o criador do avião caça Mitsubishi A6M Zero, pilotado pela Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Hayao Miyazaki durante entrevista com The Asahi Shimbun no Studio Ghibli.

Além de escrever e dirigir filmes de animação, Miyazaki através do Studio Ghibli também criou inúmeros desenhos que retratam de forma realista as guerra e armas. O que o atrai para as armas, e o que o inspirou a retratar o homem que projetou o icônico Zero?

Miyazaki revelou seus pensamentos e sentimentos complexos em uma recente entrevista com o The Asahi Shimbun. Trechos da entrevista a seguir.

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Pergunta: Uma vez você tentou comprar um Zero real dos Estados Unidos, não é?

Miyazaki: Aviões são mais bonitos quando estão no ar. Eu queria ver um Zero pilotado por um piloto japonês, não um americano. Minha fantasia era vê-lo voar em cabos de transmissão de energia de alta tensão junto ao Studio Ghibli na parte oeste de Tóquio. Mas a minha mulher me disse para parar de ser tão idiota, e isso foi tudo.

Pergunta: O que o fascina tanto a respeito do Zero?

Miyazaki: Incluindo a mim, uma geração de homens japoneses que cresceram durante um determinado período tem sentimentos muito complexos sobre a Segunda Guerra Mundial, e o Zero simboliza a nossa psique coletiva. O Japão entrou em guerra por arrogância tola, causou problemas em toda a Ásia Oriental e, finalmente, trouxe a destruição sobre si mesmo. A partir da história de uma guerra real, só podemos concluir que os militares japoneses eram simplesmente incapazes de obter a estratégia correta para a batalha de Midway e outras campanhas cruciais. Mas apesar de toda essa história humilhante, o Zero representou uma das poucas coisas que nós, japoneses, temos motivos para nos orgulhar. Havia 322 caças Zero no início da guerra. Eles eram uma presença verdadeiramente formidável, e assim eram os pilotos que voaram neles.

Foi o gênio extraordinário Jiro Horikoshi, desenhista do Zero, que fez o melhor avião state-of-the-art de combate naquele tempo. Foi um contemporâneo do Nakajima Ki-43 Hayabusa, operada pelo Exército Imperial Japonês. Tanto o Zero quanto o Hayabusa eram aproximadamente do mesmo tamanho, equipado com o mesmo motor, projetado para ser tão leve quanto poderiam ser. A única diferença entre as duas aeronaves foi que o Zero estava armado mais fortemente do que o Hayabusa. E ainda assim, quando eles voaram juntos, o Zero foi mais rápido e poderia viajar muito mais longe do que o Hayabusa. Por quê? Porque Horikoshi compreendeu intuitivamente o mistério da aerodinâmica que ninguém poderia explicar em palavras.

A maioria dos fãs fanáticos do Zero no Japão, hoje tem um grave complexo de inferioridade, o que os leva a compensar a sua falta de auto-estima, agarrando-se algo da qual possam se orgulhar. A última coisa que eu quero para essas pessoas em relação ao Zero é que o gênio extraordinário de Horikoshi e sua realização soem como uma saída para o seu patriotismo e complexo de inferioridade. Ao fazer este filme, espero ter tirado o peso de Horikoshi das costas dessas pessoas.

Pergunta: Você é anti-guerra, e, ainda assim, você está profundamente apaixonada pelo Zero, que era essencialmente uma arma de guerra. Você vê uma contradição aí, não é?

Miyazaki: Eu sou um pacote de contradições. O amor pelo armamento é muitas vezes uma manifestação de traços infantis em um adulto. Um professor universitário de finanças públicas, uma vez que deu uma palestra eloquente de como a economia de guerra destrói a economia nacional. Fiquei chocado com a quantidade de dinheiro que eu tinha gasto em minha coleção de livros e modelos de armas, e acabei destruindo todos eles.

No entanto, quando eu vi esses livros, alguns anos depois, eu não pude resistir a comprá-los novamente. Mas, então, eu percebi que a minha própria percepção mudou completamente. O que acontece quando você vai para a guerra com um país que tem recursos naturais e industriais muito superiores do que você tem? Você consegue a sua resposta imediatamente quando se compara o número de aviões de combate feitos pelo Japão com os da Grã-Bretanha e os Estados Unidos durante a guerra.

A aeronave Zero envolveu-se no atrito na segunda metade da Segunda Guerra Mundial, e o Japão, rapidamente perdeu seus melhores pilotos. A partir daí, tudo começou a ir para o sul. Estruturalmente, o Zero não foi projetado para produção em massa. Observando estrutura extremamente complexa do Zero, um estudioso europeu da história da aviação escreveu que ele estava realmente espantado com o fato de que o japonês tinha construído mais de 10.000 deles.

Pergunta: Em uma cena em “Kaze Tachinu”, Horikoshi fica imóvel diante de um monte de destroços do avião.

Miyazaki: Ele deve ter sentido como se fosse a destruição do próprio homem. Ele dedicou-se completamente ao seu sonho de construir um avião bonito, e atingiu o auge de sua carreira na década de 1930, projetando o “Type 96 carrier-based fighter”, que aparece no filme, e então o Zero. Mas a escassez de engenheiros de guerra obrigou-o a trabalhar por si só, a fim de desenvolver novos aviões de combate durante a atualização e melhoria do Zero. Sua situação pode ser comparada a do Studio Ghibli ser condenada a “produzir cinco filmes por ano sem a contratação de novo pessoal.” Ele fez tudo o que podia, mas grande parte de seus esforços foram em vão. Ainda assim, ele nunca igualou isso a sua história pessoal. Ele escreveu mais tarde em termos inequívocos: “Parece que estou sendo mantido parcialmente responsável por essa guerra. Mas eu não acredito que eu sou o responsável.”

Pergunta: Yoshitoshi Sone (1910-2003), o engenheiro que ajudou Horikoshi no desenvolvimento do Zero, teria dito ao ver a aeronave a ser utilizado para missões suicidas: “Isso é tão angustiante. Se tantas pessoas iriam morrer, eu não deveria ter criado esta aeronave. Eu não deveria te-la construído”. Você acha que Horikoshi sentiu-se diferente?

Miyazaki: Ele pode ter sentido algo similar. Mas, ao mesmo tempo, ele deve ter acreditado que ele não tinha nada a ver com a forma como o Zero passou a ser usado. Obviamente, ele sentia responsabilidade pela  guerra como um cidadão japonês, mas eu não vejo por que um engenheiro tem que ser responsável por toda a história da guerra. Na verdade, eu acho que é inútil levantar qualquer questão da responsabilidade de Horikoshi na guerra.

Eu posso relacionar o arrependimento de Sone por ter criado o Zero. Ainda assim, se ele não tivesse criado, eu acho que ele teria vivido uma vida muito mais decepcionante. Como Sone diz no meu filme, para construir um avião é um “sonho lindo que também é amaldiçoado”. Ele construiu algo que ele queria construir, e foi amaldiçoado e marcado pelo resultado. Mas eu acredito plenamente que Sone deve ter pensado mais tarde que não havia nada que ele poderia ter feito sobre isso. Em qualquer idade, é melhor viver sua vida ao máximo. Ninguém tem o direito de julgar e decidir o que é bom ou ruim para você.

Pergunta: Eu entendo que o seu pai era dono de uma fábrica de munições que fez os componentes do Zero, e que experimentando o Grande Terremoto de Kanto de 1923, e ataques aéreos durante a guerra transformou-o ao niilismo. Isso é verdade?

Miyazaki: Eu associo a palavra niilismo com alguém que age de forma fria e blasé de um modo superficial ou barato. Mas meu pai não era assim. Tudo o que ele acreditava era que sua família era a coisa mais importante em sua vida. Depois de experimentar desastres que praticamente viraram o mundo de cabeça para baixo, ele abandonou toda a grande falácia sobre coisas como “valores importantes” e “a maneira certa de viver.” Ele estava determinado a proteger sua família e conhecidos com o melhor de sua capacidade, mas ele acreditava que não poderia ser responsável pela nação ou sociedade em geral. Sua frase foi: “Não perder como um tolo.”

Pergunta: Você pensa como o seu pai agora?

Miyazaki: Eu aprendi a aceitar o fato de que eu posso ser útil apenas em uma área em minha proximidade imediata – digamos dentro de um raio de 30 metros, ou 100 metros, no máximo, em uma maneira de falar. Eu tenho que aceitar minhas próprias limitações. No passado, eu costumava me sentir obrigado a fazer algo para o mundo ou pela humanidade. Mas eu tenho mudado muito ao longo dos anos. Houve um tempo em que eu me envolvia no movimento socialista, mas devo dizer que foi bastante ingênuo. Quando eu vi a foto de Mao Tse-tung, pela primeira vez, achei seu rosto revoltante. Mas todos me diziam que ele era um “grande homem bondoso”, então eu tentei pensar que era apenas uma imagem ruim. Eu deveria ter confiado em minha própria intuição. Isso certamente não foi o único momento em que eu fiz uma má decisão. Eu ainda sou um homem de muitos erros.

Pergunta: Durante o período da tarde Era Taisho (1912-1926) até o início da Era Showa (1926-1989), de que maneiras o pano de fundo de seu filme, que ocorreu o Grande Terremoto de Kanto e a Grande Depressão, e as tensões foram aumentando na comunidade internacional.

Miyazaki: É muito como agora. Uma diferença, porém, era que naquela época, o povo japonês não tinha uma vida longa e saudável pela frente. Ao mesmo tempo, Tóquio liderou o mundo no número de pacientes com tuberculose. Os jovens foram simplesmente morrendo. Porque não havia nenhuma garantia sobre o seu futuro, todo mundo estava focado em viver sua vida ao máximo enquanto podiam.

No ano passado e este ano, vários amigos e colegas meus morreram em seus 40 e 50 anos. A morte vem para os jovens e velhos sem uma ordem definida. Isso o obriga a imaginar que a morte está sempre à espreita atrás de você. Eu mesmo fico com pavor da morte quando eu estou em um estado de espírito negativo. Mas o pensamento da morte deixa de me incomodar quando eu me torno produtivo.

Pergunta: Você diz que não pode ser responsável por tudo o que acontece além de seu limite figurativo, mas na realidade você está influenciando inúmeras pessoas através de seus filmes. O que você diz sobre isso?

Miyazaki: Faço filmes como um negócio, não como um esforço cultural. Meus filmes só aconteceram de ser bem sucedidos. Se as pessoas não estivessem interessadas no que eu faço, a minha empresa iria à falência em pouco tempo. Alguns dos meus funcionários que se juntaram ao Studio Ghibli recentemente parecem pensar que conseguiram um emprego em uma empresa estável, mas isso é pura ilusão e completamente ridículo.

Pergunta: Com estúdios de filmes de animação no exterior onde cada vez mais os salários são mais baratos, o “esvaziamento” da indústria está agora em andamento. Mas o Studio Ghibli continua a contratar trabalhadores a tempo integral aqui no Japão. Por que está fazendo isso?

Miyazaki: É a fim de garantir a qualidade. Nós mudamos para um sistema de tempo integral depois de fazer “Majo no Takkyubin” (O Serviço de Entregas da Kiki), a mais de 20 anos. Até então, cada filme era feito sob contrato com os animadores, quem recebiam por cada trabalho. Mas para produzir imagens densamente desenhadas, os animadores tiveram que diminuir seu ritmo de trabalho, que se traduziu em queda no seu rendimento. Tornou-se claro que o sistema de pagamento por tarefa só usaria os animadores, então decidimos pagar e colocá-los como funcionários em tempo integral. Sabíamos, é claro, que isso iria exigir-nos a ser mais produtivos ao criar novas obras, a fim de fazer face às despesas, e que isso iria diminuir a nossa eficiência operacional. Ainda assim, era a única maneira de sobreviver e continuar fazendo filmes.

Com Kaze Tachinu as pessoas que contratamos três anos atrás realmente provaram seu valor. Eles trabalharam meticulosamente mesmo nas cenas mais movimentadas da máfia, detalhes que fariam qualquer animador sentir vontade de chorar. O que eles fizeram foi tão surpreendente que o resultado tirou mesmo o fôlego.

Além do Studio Ghibli, eu acredito que a única outra empresa de produção de animação japonesa que mantém um certo número de pessoas em tempo integral em sua folha de pagamento é a Khara Inc., dirigida por Hideaki Anno, diretor da série de TV anime “Neon Genesis Evangelion”. Eu conheci e trabalhei com Anno por 30 anos. Ele está passando por dificuldades inexplicáveis, dando tudo de si para produção de filmes e preparação da próxima geração de cineastas. Pedi-lhe para fazer a voz de Horikoshi em “Kaze Tachinu”. Anno está sendo totalmente ele mesmo em viver o presente ao máximo. Ele é o mais próximo correspondente de Horikoshi que eu poderia encontrar atualmente.

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Hayao Miyazaki no Studio Ghibli

Hayao Miyazaki nasceu em 1941. Graduado pela Universidade de Gakushuin, juntou-se Toei Animation Co. em 1963 e tornou-se ativo no movimento dos trabalhadores da empresa. Miyazaki co-fundou o Studio Ghibli em 1985. Seus inúmeros trabalhos incluem “Kurenai no Buta” (Porco Rosso).


Amanda

Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.

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