No último domingo o Los Angeles Film Critics Association nomeou o filme O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime no Monogatari) do diretor Isao Takahata como o melhor filme de animação de 2014.

taleofprincesskaguya

Segue abaixo o anúncio feito no twitter oficial sobre a vitória de ‘Princesa Kaguya’

Ao contrário do ano passado, quando o consenso crítico sobre a categoria foi centrado em Vidas ao Vento de Hayao Miyazaki, nenhum filme de animação surgiu como preferido este ano. Isso pode ser também o melhor, já que o ano passado a Academia ignorou a escolha da crítica especializada, optando por honrar a animação de maior bilheteria do ano, Frozen.

Além desta premiação, Princesa Kaguya também foi eleita a melhor animação de 2014 pelo Boston Society of Film Critics.

Ano passado, quem venceu o prêmio foi Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki. Além deste, o filme ganhou o Prêmio de Cinema de Animação no 68ª Mainichi Film Awards. O filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, mas não recebeu nenhum prêmio. Foi nomeado como Melhor Filme de Animação para o oitavo Asian Pacific Screen Awards (APSA). Para o 42º Annual Annie Award, recebeu indicações em três categorias: Melhor Longa Animado, Melhor realizador para Takahata e melhor trilha sonora para o compositor  Joe Hisaishi. O filme ‘Princesa Kaguya’ também foi submetido à consideração Oscar na categoria Longa-Metragem de Animação.

A GKIDS está atualmente distribuindo os filmes para os cinemas norte americanos.
No Brasil, ‘O Conto da Princesa Kaguya’ possui distribuição pela Califórnia Filmes, porém sem previsão de estréia.