É com imenso pesar que hoje informamos que Isao Takahata, um dos mestres da animação japonesa e fundador do Studio Ghibli, faleceu hoje (5) aos 82 anos.

Segundo informações do Yahoo! Japan, Takahata estava com uma condição física debilitada desde o ano passado, e após isso foi internado algumas vezes por problemas de coração. Foi informado também que o diretor se encontrava mais magro do que antes. Não há ainda informações sobre o seu funeral.

O Sr. Takahata era um diretor, animador, roteirista e produtor de animação, e foi responsável por filmes como ‘Túmulo dos Vagalumes’, (1988) ‘Pom Poko’ (1994) e mais recentemente ‘O Conto da Princesa Kaguya’ (2013).

Nasceu em 29 de outubro de 1935 na província de Mie, no Japão, e seu interesse pelas obras animadas surgiu depois de assistir Le Roi et l’ oiseau (The King and the Mocking Bird), baseado em um conto de fadas de Hans Christian Andersen.

Takahata era formado pela Universidade de Tóquio e se juntou à Toei Animation em 1959, onde se tornou mentor de Hayao Miyazaki. Nesse período, dirigiu obras como ‘Heidi, a Garota dos Alpes’. Após algum tempo, ele e Miyazaki se uniram a Toshio Suzuki para fundar o Studio Ghibli.

Seu último filme na direção foi ‘O Conto da Princesa Kaguya’, com o qual recebeu uma indicação ao Oscar em 2015.  Em 2017, o diretor novamente esteve presente na cerimônia do Oscar, dessa vez, junto do diretor Michael Dudok de Wit pela indicação de ‘A Tartaruga Vermelha’, obra co-produzida pelo Studio Ghibli.

Definitivamente é uma perda imensurável para a animação. Seu legado estará sempre presente por meio de suas obras incrivelmente realistas, profundas, divertidas, as vezes até debochadas, mas que sempre tocam o espectador de um modo peculiar. Jamais será esquecido e será sempre lembrado com amor e ternura por todos nós.

__________
ATUALIZAÇÃO (06/04) – 9h40
Em comunicado oficial, foi informado que a causa da morte de Isao Takahata foi um câncer de pulmão. O funeral será realizado apenas para familiares e amigos, contudo, uma cerimônia pública de despedida será realizada pelo Studio Ghibli no dia 15 de maio. Detalhes ainda não foram divulgados.