A animação do Studio Ghibli concorrerá com Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
“O Menino e a Garça” Divulgação/Studio Ghibli

Foi anunciado nesta terça feira (23) que O Menino e a Garça, o mais novo filme do lendário diretor japonês Hayao Miyazaki, está entre os cinco finalistas na categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar 2024. O longa do Studio Ghibli disputará o prêmio com as animações: Elementos, Nimona, Meu Amigo Robô e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Ganhador do Oscar por A Viagem de Chihiro, em 2003, Miyazaki é considerado uma lenda viva da animação e do cinema japonês. Entre seus filmes estão, também, Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke e Vidas ao Vento. Miyazaki ainda recebeu em 2014 o Oscar Honorário da Academia pelas suas contribuições à indústria cinematográfica.

O Menino e a Garça foi o primeiro longa animado não realizado em língua inglesa a receber a nomeação no Globo de Ouro e a conquistar a vitória na categoria. Foi ainda indicado em 7 categorias na 51ª edição do ANNIE AWARDS (Melhor Filme, Melhor Animação de Personagens, Melhor Direção, Melhor Trilha Musical, Melhor Design de Produção, Melhor Storyboarding e Melhor Roteiro) e já ganhou diversos prêmios ao longo de 2023.

Sinopse

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo.

O Menino e a Garça terá sua estreia nacional no dia 22 de fevereiro, com a pré-estreia já confirmada em São Paulo e Fortaleza. A 96ª cerimônia de premiação do Oscar ocorrerá em 10 de março.