Baseado na popular franquia de games de mesmo nome, a animação Ni no Kuni teve sua estreia nos cinemas japoneses em 23 de agosto do ano passado e acaba de chegar à plataforma de streaming Netflix.

A história é sobre 3 amigos: Yu, um estudante do ensino médio, seu melhor amigo Haru e sua amiga de infância Kotona. Através de um determinado incidente, eles viajam entre a realidade de Ni no Kuni e, por meio de alguns acontecimentos, desconfiam que as pessoas do mundo normal possam ter ligações com pessoas deste outro mundo.

O filme tem direção de Yoshiyuki Momose – animador veterano do Studio Ghibli, que trabalhou em animações famosas como Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro. Possui roteiro original de Akihiro Hino – CEO da Level-5, responsável pelos jogos da franquia, e trilha sonora de Joe Hisaishi.

A ORIGEM DE NI NO KUNI

Se você não está familiarizado com Ni no Kuni, esta é uma franquia de jogos que surgiu ainda em 2010, para Nintendo DS. Desenvolvido pela Level-5, teve participação do Studio Ghibli até o lançamento de Ni no Kuni Wrath of the White Witch, que colaborou na produção das animações e criação dos personagens.

O diretor do filme, Yoshiyuki Momose, esteve envolvido desde o início com a produção dos jogos, responsável por incorporar os elementos Ghibli, que são inspirados nas demais produções do estúdio de animação japonês. Além de terem as músicas originais compostas por Hisaishi, parceiro de longa data do estúdio de Hayao Miyazaki.

REFERÊNCIAS & CURIOSIDADES

Assistimos o filme e foi impossível não notar algumas referências, seja aos jogos ou às animações do Studio Ghibli. Mesmo o longa-metragem não tendo absolutamente qualquer envolvimento com o estúdio japonês, você inevitavelmente irá se deparar com belos cenários e personagens que irão te remeter à traços tão familiares, graças ao talento de Yoshiyuki Momose.

Além disso, as composições de Joe Hisaishi são ponto chave que faz você se sentir de cara num filme Ghibli. Falando em trilha sonora, não só a música principal do jogo aparece no filme, como diversas outras  também podem ser facilmente reconhecidas no decorrer do filme.

A primeira semelhança que notamos já de cara (literalmente) é a do personagem Yu, que é idêntico à Howl, de O Castelo Animado, filme de 2004 de Hayao Miyazaki.

Yu em Ni no Kuni (filme)Yu em Ni o Kuni o Filme

Howl de O Castelo Animado

Agora, se você já conhece os jogos da franquia, o filme terá ainda mais surpresas. Apesar de ser uma história à parte dos jogos, traz diversas referências e podemos dizer que até alguns “easter eggs”, relacionados aos games.

Alguns cenários do “outro mundo” do filme Ni no Kuni tem uma semelhança imensa aos da franquia. Quando Yu e Haru chegam ao outro mundo, podemos notar uma similaridade imensa com Ding Dong Dell. Inclusive a ala principal do castelo real do filme também é idêntica ao presente nessa mesma locação do jogo.

Sala real de Ni no Kuni o Filme

Sala real do jogo Ni no Kuni Wrath of the White Witch

No filme, ainda é possível notar no jardim presente na entrada do castelo uma estátua de um felino idêntica ao do Rei Tom, personagem de Ni no Kuni Wrath of the White Witch.

Estátua felina em Ni no Kuni o Filme

Rei Tom Tildrum XIV do jogo Ni no Kuni Wrath of the White Witch

Outra semelhança do longa que notamos são nos assistentes da princesa Astrid, idênticos às fadinhas presentes nos games. Há ainda uma poderosa arma do jogo que também aparece no filme.

Os assistentes da princesa Astrid em Ni no Kuni o Filme

As fadas do jogo Ni no Kuni II Revenant Kingdom

Contudo, a maior surpresa vem lá pro final: no decorrer do filme, você verá diversas vezes um personagem que só depois você receberá indícios de sua real identidade, sendo ele bastante importante no primeiro jogo. Porém, sua aparência já está um tanto diferente. Não iremos dar detalhes para não estragar a surpresa. Mas diga nos comentários se você também descobriu quem é.

Ah, e uma dica! Ao assistir o filme, espere até o final, pois há cenas pós-créditos!

E você, ficou animado pra assistir? Se já viu, também reparou nessas ou em outras referências aos jogos que não citamos aqui? Conta pra gente nos comentários. Só cuidado e não dê spoilers pros amigos que ainda vão ver ;)