Em entrevista recente, o produtor Toshio Suzuki falou de novidades do Studio Ghibli e revelou informações surpreendentes.

Hayao Miyazaki, diretor e cofundador do Studio Ghibli

A revista britânica Sight & Sound publicou em 1º de março uma entrevista com o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, em sua edição de abril de 2021, na qual ele confirmou que a animação do próximo longa-metragem de Hayao Miyazaki, Kimi-tachi wa Do Ikiru ka (Como Vocês Vivem?), está pela metade.

Como Vocês Vivem? de Hayao Miyazaki

Suzuki havia declarado em uma entrevista em dezembro passado que a animação do filme estava pela metade e que o filme teria 125 minutos de duração. Na entrevista à Sight and Sound, Suzuki também afirmou que não espera que o filme seja lançado nos próximos três anos.

Anteriormente, em dezembro de 2019, Suzuki relatou que a produção do filme Como Vocês Vivem? estava até outubro de 2019 cerca de 15% concluído, após três anos e meio de produção. Suzuki então declarou em maio de 2020 que a equipe havia completado 36 minutos do filme.

O título do filme de Hayao Miyazaki deriva da obra-prima de 1937 do escritor Genzaburo Yoshino com o mesmo nome. Ele acrescentou que este livro é uma história de grande significado para o protagonista de seu filme. O livro de Yoshino gira em torno de um homem chamado Koperu e seu tio, e através do crescimento espiritual de Koperu, é discutido como podem viver como seres humanos.

Hayao Miyazaki quis dirigir Aya e a Bruxa

A entrevista também revela que Hayao Miyazaki queria dirigir Aya e a Bruxa, a animação adaptada de Goro Miyazaki do livro Tesourinha e a Bruxa de Diana Wynne Jones, mas que Suzuki o convenceu a continuar dirigindo Como Vocês Vivem? em vez disso. Suzuki afirmou ainda que persuadiu Goro Miyazaki a usar 3DCG em vez do CG de cel-shading que ele usou em Ronja, a Filha do Ladrão.

Goro Miyazaki, diretor de Aya e a Bruxa

Novo Filme em Andamento

O entrevistador, jornalista e escritor Alex Dudok de Wit, afirmou ainda que o estúdio “tem outro filme em desenvolvimento, embora não tenham sido divulgados detalhes”, e que o estúdio “pode estar perante uma mudança de guarda”. Suzuki também declarou em dezembro que outro filme estava sendo produzido.

Duas Equipes

Suzuki explicou que com os dois Miyazakis trabalhando em filmes diferentes ao mesmo tempo, o estúdio “se viu dividido em dois campos: ‘Equipe Hayao’ e ‘Equipe Goro'”. Suzuki acrescentou que “sentiu que a Equipe Goro era melhor” pois contava com “pessoas mais jovens e talentosas na equipe.” A equipe comandada por Goro Miyazaki também foi mais internacional.

“Goro não quis alienar os fãs existentes da Ghibli fazendo um filme totalmente em 3DCG” – diz Suzuki. “Considero que meu trabalho como produtor é forçar os diretores a desafiarem a si mesmos”

Suzuki acrescentou na entrevista que concorda com Goro Miyazaki, que afirmou à imprensa que o estúdio deve continuar tanto com filmes 2D desenhados à mão como filmes 3DCG.

Aya e a Bruxa, o primeiro filme completamente em 3DCG do Studio Ghibli, vai estrear nos cinemas no Japão em 29 de abril, depois de ter estreado na televisão japonesa através NHK Geral em 30 de dezembro. A versão para cinema contará com novas cenas.

Fontes: ANN | Sight & Sound