Filme chegará aos cinemas nacionais em 2024 com distribuição da Sato Company

O Menino e a Garça, o mais recente filme de Hayao Miyazaki para o Studio Ghibli, finalmente recebeu a confirmação de sua estreia no Brasil. A distribuição nacional será da Sato Company.

Segundo o Estadão, o filme do Studio Ghibli deve estrear no país entre fevereiro ou o início de março, antes do Oscar, que acontece dia 10. Nelson Sato, presidente da empresa distribuidora, vinha negociando os direitos do filme a cerca de 6 meses. “É uma grande alegria, especialmente por ser esta obra, que é considerada, talvez, a última de Hayao Miyazaki”.

A mais recente obra de Hayao Miyazaki foi lançada no Japão sob o título de Kimitachi Wa do Ikiru Ka (Como vocês vivem? em tradução livre) com uma estratégia de marketing bem incomum: o Studio Ghibli apostou em não utilizar nenhum trailer ou imagens de divulgação ou sequer sinopse, tendo somente um pôster com uma imagem sendo de um suposto pássaro e atraiu um público gigantesco às salas de cinema.

Já para a distribuição na América do Norte, o filme contou com trailers, imagens e pôsteres promocionais e recebeu o título de The Boy and the Heron (O Menino e a Garça) dando mais detalhes sobre a trama e o tom da animação, que aparenta ser a mais sombria e misteriosa de Miyazaki até o momento.

Este é o primeiro longa do diretor em dez anos, desde Vidas ao Vento. Miyazaki saiu de sua então anunciada aposentadoria para dirigir esta obra que tem batido diversos recordes. Além de ser eleito o Melhor Filme de Animação pela Los Angeles Film Critics Association e pela Boston Society of Film Critics, O Menino e a Garça foi considerada a maior bilheteria de abertura de todos os tempos do Studio Ghibli, tanto no Japão quanto nos EUA, arrecadando mais de US$ 113 milhões.

Sinopse

Um jovem garoto chamado Mahito, ansiando por sua mãe, se aventura em um mundo compartilhado pelos vivos e os mortos. Ali, a morte encontra um fim e a vida encontra um começo. Uma semi-autobriografia fantástica sobre vida, morte e criação, em homenagem à amizade, da mente de Hayao Miyazaki.

O Menino e a Garça foi lançado no Japão em 14 de julho de 2023 e recebeu distribuição Norte-Americana pela GKIDS com estreia em 8 de dezembro deste ano, incluindo em salas IMAX. Sua previsão é de sair no Brasil no início de 2024, porém sem data definida até o momento.

Fonte: Estadão