Dirigido por Kaku Arakawa, o documentário que acompanha Hayao Miyazaki durante a produção de O Menino e a Garça, ganha teaser

Além de condecorar o Studio Ghibli com uma Palma de Ouro Honorária e realizar a exibição de curtas do estúdio japonês pela primeira vez fora do Japão, o Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki and the Heron (Hayao Miyazaki e a Garça). Dirigido por Kaku Arakawa, o documentário de duas horas acompanha a produção de O Menino e a Garça por quase uma década.

A NHK TV do Japão também exibiu uma versão reduzida deste documentário chamada 2399 Days with Hayao Miyazaki & Studio Ghibli (2399 Dias com Hayao Miyazaki & Studio Ghibli) há algumas semanas.

“o documentário acompanha seis longos anos de trabalho durante a produção de O Menino e a Garça, o mais recente filme do mestre da animação japonesa”. – Festival de Cannes

Hayao Miyazaki and the Heron é um documentário de duas horas que narra a produção de O Menino e a Garça, filmado com acesso exclusivo ao Studio Ghibli ao longo de seis anos. É também um registro da colaboração entre o cineasta Hayao Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki enquanto eles executam uma intrincada dança de engano e amizade, espelhando a de Mahito e a Garça, enquanto Suzuki empurra Miyazaki cada vez mais em sua criatividade, finalmente entregando uma obra-prima sem precedentes.

Segundo o site do festival, o documentário traça um paralelo entre o homem e sua obra. Kaku Arakawa examina a concepção do filme de perto, explorando suas armadilhas e epifanias. Desfrutando de uma relação próxima com o cineasta, ele nos convida a observar não apenas o estúdio, mas o próprio Miyazaki. Ao fazer isso, ele aborda uma série de tópicos profundos e fascinantes, incluindo a aposentadoria de curta duração, problemas de memória e luto após a morte de Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli.

As críticas elogiosas o chamam de um dos olhares mais íntimos e encantadores sobre o lendário cineasta até agora, acompanhando os outros documentários sobre ele que surgiram nos últimos anos.