A primeira animação de Isao Takahata para o Studio Ghibli era, até então, a única obra não licenciada no pacote de filmes adquiridos pela Netflix.
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estreará exclusivamente no catálogo da Netflix. Ele estará disponível em mais de 190 países, excluindo o Japão. Lançado originalmente em 1988, era o único filme que havia ficado de fora do acordo com a empresa de streaming.
Isso se deve a acordos comerciais envolvendo terceiros. Túmulo dos Vagalumes foi lançado no mesmo dia e ano de Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyazaki e, para isso, o Studio Ghibli buscou empresas que financiassem ambas as produções. A editora Shinchosha, detentora dos direitos do livro de Akiyuki Nosaka, no qual se baseia, ficou responsável por bancar a animação de Isao Takahata, fazendo a negociação desta obra ser realizada de forma isolada das demais.
Na animação, uma obra semibiográfica ambientada nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, os irmãos Seita e Setsuko ficam órfãos após a morte da mãe num ataque aéreo em Cobe, no Japão. Depois de um desentendimento com a tia, com quem moravam, mudam-se para um abrigo abandonado no meio da floresta. Sem parentes vivos e com pouca comida, Seita e Setsuko lutam para sobreviver.
Túmulo dos Vagalumes estará disponível no catálogo da Netflix a partir do dia 16 de setembro.
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…
21/05/2024
Studio Ghibli recebe Palma de Ouro honorária em Cannes
Segundo a equipe do festival, esta é a primeira vez que Cannes concede a…