O novo trabalho produzido por Hayao Miyazaki e Goro Miyazaki, “Aya to Majo” (Aya e a Bruxa, em tradução livre), será o novo longa de animação do Studio Ghibli. O filme é baseado no livro “Earwig and the Witch” de Diana Wynne Jones, com estreia programada para acontecer este ano no canal japonês NHK.

A animação tem planejamento do cofundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, e a direção é de seu filho, Goro. Este será o primeiro longa-metragem do estúdio em 3DCG (computação gráfica em 3D) e será a segunda obra a ser adaptada de um livro de Diana Wynne Jones. O primeiro foi “O Castelo Animado“, filme de Hayao Miyazaki de 2004 baseado no livro de mesmo nome.

A história de “Aya e a Bruxa” revela Aya, uma jovem órfã que cresceu sem saber que era filha de bruxos, quando foi levada para uma estranha casa e começou a viver com uma bruxa má.

Livro “Earwig and the Witch” na edição em inglês e em japonês

Toshio Suzuki, que é o produtor do longa, comentou que refletiu como seria o mundo após o coronavírus. Ele diz que ponderou se seria melhor esperar o lançamento para um momento pós-pandemia, mas completa: “Essa obra é especial pelo reconhecimento da sabedoria da Aya. Se formos capazes de transmitir essa sabedoria, podemos superar até mesmo este momento”.

Suzuki ainda acrescenta: “Apesar de Pipi Meialonga ser a garota mais forte do mundo, Aya tem a história da menina mais sábia do mundo. Aliás, qualquer um pode se identificar com a protagonista.”

Conforme anunciado no início deste ano pelo estúdio, duas produções estavam em andamento, sendo a primeira Como Vocês Vivem? (Kimitachi wa Do Ikiru ka) filme sob direção de Hayao Miyazaki, ainda sem previsão de lançamento.

Este será o terceiro filme de Goro Miyazaki para o Studio Ghibli, sendo Contos de Terramar (2006) seu filme de estreia na direção, seguido de Da Colina Kokuriko (2011). Em 2014, Goro dirigiu a série animada Ronja, A Filha do Ladrão (Sanzoku no Musume Ronja, sem lançamento no Brasil) feita também em 3DCG em parceria com a Polygon Pictures, sendo seu último trabalho lançado até então.

“Aya to Majo” tem estreia prevista para o fim de 2020 no canal NHK, porém sem previsão de distribuição até o momento.

Você pode comprar o livro “Earwig and the Witch” de Diana Wynne Jones pelo link abaixo.

Fontes: NHK | AniRadio +