O Studio Ghibli anunciou em junho deste ano o seu mais novo filme e o primeiro feito totalmente em 3DCG. Se trata de Aya e a Bruxa (Aya to majo): um longa-metragem dirigido por Goro Miyazaki. E nesta semana, foi revelada a data de estreia, informações do elenco e também o poster de divulgação.

O elenco inclui Shinobu Terashima no papel de Bella Yaga, Etsuji Toyokawa no papel de Mandrake, Takeshi Hamada no papel do gato Thomas e Hirohiro Hirasawa foi a selecionada para o papel da protagonista Aya.

Já a equipe conta com Goro Miyazaki na direção, Hayao Miyazaki no planejamento, Toshio Suzuki na produção e tem trilha sonora de Satoshi Takebe, responsável pelas trilhas de outros dois trabalhos Ghibli dirigidos por Goro: Da Colina Kokuriko e Ronja, A Filha do Ladrão.

Sinopse:

Nem todos os órfãos adorariam morar no Lar das Crianças de St. Morwald, mas Aya gosta. Ela consegue o que quer, quando quer, e tem sido assim desde que foi deixada na porta do orfanato quando bebê. Mas tudo isso muda no dia em que Bella Yaga e Mandrake chegam a St. Morwald, disfarçados de pais adotivos. Aya é levada para a sua misteriosa casa cheia de quartos invisíveis, poções e livros de feitiços, com magia a cada canto. A maioria das crianças correria aterrorizada de uma casa assim… mas não Aya. Usando a sua própria inteligência – com muita ajuda de um gato falante – ela decide mostrar à bruxa quem manda.

A história é uma adaptação do livro Tesourinha e a Bruxa, de Diana Wynne Jones, a mesma autora de O Castelo Animado, livro que baseou a animação do Studio Ghibli de mesmo nome.

Goro é um premiado diretor que teve sua estreia no Studio Ghibli dirigindo Contos de Terramar (2006). Em seguida dirigiu Da Colina Kokuriko (2011) e Ronja, a Filha do Ladrão (2014), sendo esta a primeira série animada do estúdio, também feita totalmente em CG em parceria com a Polygon Pictures que lhe rendeu um Emmy Internacional.

Por conta da pandemia, o longa-metragem de 82 minutos será exibido no canal NHK General na quarta-feira, 30 de dezembro, das 19h30 às 20h53. O Festival de Cannes escolheu Aya e a Bruxa como parte de sua Seleção Oficial deste ano. A distribuidora GKIDS irá lançar a animação nos cinemas na América do Norte no início de 2021.

O filme ainda não tem previsão de distribuição nacional.

Fontes: NHK | ANN