Matéria original publicada por Casey Baseel no site SoraNews 24.

Em dezembro do ano passado, Aya e a Bruxa, a primeira animação inteiramente em 3DCG do Studio Ghibli foi ao ar na emissora pública japonesa NHK. Em 27 de agosto, uma versão aprimorada com filmagens adicionais será exibida nos cinemas japoneses e, antes de seu lançamento, o lendário co-fundador da Ghibli, Hayao Miyazaki, deu uma entrevista com a distribuidora Toho com suas ideias sobre a primeira incursão do estúdio em um projeto de animação inteiramente não desenhado à mão.

Hayao é creditado com o “planejamento” de Aya e a Bruxa, e foi sua predileção pessoal pelo romance Tesourinha e a Bruxa (como é conhecido no Brasil) da autora britânica Diana Wynne Jones (que também escreveu o romance original O Castelo Animado) que fez a bola rolar. “Quando li, foi muito interessante”, lembra Miyazaki. “Com O Castelo Animado, uma vez que começamos realmente a fazê-lo, houve partes difíceis. Mas com Aya, é curto e muito incisivo … [e] eu pensei ‘Ah, isso é algo que poderíamos transformar em animação.’”

Nota: Ao longo de sua entrevista, Miyazaki usa a palavra japonesa “omoshiroi” várias vezes. Embora a tradução mais direta seja “interessante”, ao falar sobre mídia, a palavra também pode transmitir as ideias de “divertido” ou “engraçado”.

Veja o trailer de lançamento de Aya e a Bruxa para os cinemas

Mas apesar de seu entusiasmo por uma adaptação, Hayao Miyazaki não dirigiu Aya e a Bruxa“Fui feito para carregar o destino de apenas fazer filmes de longa-metragem para o cinema, então pensei ‘Não posso dirigir Aya’”, explica ele. “Então, depois disso, deixei o assunto para Suzuki [produtor veterano da Ghibli, Toshio].”

Toshio Suzuki, por sua vez, acabou contratando o filho de Miyazaki, Goro, para dirigir o projeto. Dada a recepção geralmente desfavorável da estreia de Goro na direção, Contos de Terramar, e a resposta abaixo da média Ghibli para seu próximo projeto, Da Colina Kokuriko, Goro, cujo relacionamento com seu pai é conhecido por ser complexo e às vezes tenso, foi uma escolha ousada. “Eu não estava pensando em Goro”, diz Hayao. “De qualquer forma, eu pensei que seria meio impossível para ele. Mas, apesar dos meus pensamentos, Aya acabou sendo bastante interessante. Acho que ele usou CG com habilidade. É realmente incrível. E acho que eles montaram uma boa equipe. ”

Este é um elogio surpreendentemente alto vindo de Hayao Miyazaki, que disse ter reagido à sua primeira visão de Terramar com “É bom que [Goro] fez um filme. Com isso, ele deve parar.” Mais tarde na entrevista, entretanto, Hayao desdobra-se em palavras amáveis para Aya, e até tem algo bom a dizer sobre ser uma animação em 3DCG em vez de desenhada à mão.

“É interessante. Ser capaz de dizer simplesmente ‘É interessante’ é realmente uma coisa boa. Não ‘Esta parte é interessante’, mas apenas ‘É interessante’.

Acho que transmite adequadamente a energia do trabalho original…A determinação direta de Aya de não ceder, sua atitude de ‘Vou ficar aqui. Bem aqui!’ Isso realmente transparece.

[Goro] manteve sua determinação de fazer o filme, então acabou muito bem. Realmente não importa que ele seja meu filho, não é? Sendo CG, não desenhado com lápis, o libertou.”

Essa apreciação da natureza determinada de Aya é algo do qual Suzuki também falou durante a produção do anime, comparando-o a algo que ele vê na personalidade de Goro. Não foi a última coisa que o Miyazaki mais velho tinha a dizer sobre a protagonista de AyaQuando questionado sobre o apelo do anime, ele diz:

“Seria ótimo se eu pudesse expressar em palavras, mas é o seu coração forte … Aya tem uma força que não vacila. Ela tem uma luta longa e dura, mas não é como se ela estivesse gritando e gritando. Ela é flexível e tenta todos os tipos de métodos diferentes … [mas] há humor também. Algo sobre isso, para mim … é tão irônico, mas também verdadeiramente interessante. De certa forma, é um álbum de fotografias que mostra como uma família se forma.”

A caracterização de Aya realmente dá ao anime um charme único, já que ela é, por sua vez, agressiva, amigável, diligente e astuta, mas nunca de uma forma que pareça ingênua ou manipuladora. Hayao acha que o público poderia honestamente aprender muito com ela.

“Quando confrontados com a animosidade, muitas pessoas entram em colapso emocional e se encolhem. Mas Aya não perde o brilho. Ela é forte, mas amigável. Ela encontra uma maneira de superar as dificuldades…Nosso mundo é difícil de se viver, mas não importa o quanto seja difícil, você encontra uma fenda e a abre. Você faz amigos e continua vivendo .

Não é isso que mais falta hoje em dia? Essa força. Todos nós deveríamos ter essa força em tempos difíceis. Deveríamos ter rostos diferentes para tempos diferentes, mas é como se tivéssemos perdido isso. Agora, o pensamento é que ter uma expressão perplexa ou hostil em seu rosto é algo honesto, e que ser honesto assim é bom. Mas isso só torna mais difícil viver.”

As obras de Hayao são muitas vezes tingidas de nostalgia por suas memórias dos bons velhos tempos, e a entrevista termina com a pergunta: “Por que as crianças precisam desse tipo de força agora?”, ao qual ele responde:

“Quando eu era criança, tudo o que podíamos fazer era brincar em grupos com outras crianças. Haveria todos os tipos de crianças no grupo. Alguns deles eram arrogantes e outros desonestos. Todo tipo de coisa aconteceu, mas você tinha que fazer com que eles brincassem com você. Às vezes você tinha que ser flexível.

Mas as crianças de hoje não têm mais esse tipo de experiência. As únicas crianças com quem brincam são outras crianças da mesma idade, na mesma pré-escola. Eles não brincam mais nas ruas. Seu mundo mudou. Eles não têm a chance de sobreviver sendo desonestos, contando mentiras e fazendo todo tipo de coisa. Assim, eles acabam se transformando em jovens e meninos realmente de coração puro, decentes e delicados. É isso que eu penso.”

No geral, porém, o Miyazaki mais velho irradia muito calor durante a entrevista e sorri com uma aparência satisfeita, não muito diferente daquela que mostrou ao beber refrigerante no café recentemente reformado do Museu Ghibli. E quanto ao seu filosofar sobre o que é preciso para tirar o máximo proveito da vida, talvez veremos essas ideias refletidas em seu próximo filme ‘Como Vocês Vivem?’.


A adaptação de Goro Miyazaki do romance homônimo de Diana Wynne Jones para animação estreou na televisão japonesa através da NHK General em 30 de dezembro de 2020. A distribuidora francesa Wild Bunch International está atuando como agente de vendas internacionais do longa.

Fonte: SoraNews 24 | ANN