A editora JBC revelou ontem, na noite de quarta-feira (9), durante a live no canal Fora do Plástico, a capa nacional do primeiro volume dos mangás de Nausicaä do Vale do Vento.

Nausicaä do Vale do Vento é um mangá de autoria do próprio Hayao Miyazaki publicado originalmente no Japão na revista Animage, entre os anos de 1982 a 1994, posteriormente sendo lançado em 7 volumes. Um ano antes da fundação do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki dirige a animação de Nausicaä que se tornou uma de suas obras mais relevantes até os dias de hoje.

SINOPSE: No futuro, depois da Terra ser varrida pela Guerra dos Sete Dias de Fogo, a princesa Nausicaa tenta de todas as formas impedir que duas nações entrem em guerra e se destruam em um planeta agonizante.

No Brasil, a publicação seguirá o mesmo padrão de 7 volumes nas dimensões de 18,2 x 25,6 cm, estando com as capas de todos os volumes já aprovadas. De acordo com detalhes fornecidos pela JBC, no Brasil, a publicação segue rígidos critérios de exigência do Studio Ghibli em relação à produção envolvendo desde o tipo de papel, cor e detalhes de acabamento, para aprovação do material.

As capas terão um acabamento perolado, o que o aproximará bastante da edição lançada anteriormente pela Conrad entre os anos de 2006 a 2009, considerada luxuosa para a época. O lançamento da Conrad, no entanto, teve seu cancelamento oficializado no país anos depois do lançamento do quinto volume, ainda faltando os dois últimos para sua conclusão.

A experiência negativa com a Conrad abalou a confiança dos japoneses que recusaram por anos qualquer negociação da obra no Brasil. Contudo, graças a insistência da editora JBC e sua experiência de mercado, após muitos “nãos”, finalmente conseguiram adquirir os direitos de lançamento de Nausicaä do Vale do Vento.

Segundo ainda informações cedidas pela JBC, o primeiro volume já se encontra pronto com revisão e edição concluídas, aguardando apenas aprovação. Devido ao alto critério de exigência do Studio Ghibli em relação à aprovação do material, a JBC não oficializou uma data, mas acreditamos na possibilidade de um lançamento ainda em 2022.