O Studio Ghibli, famoso por seus filmes de animação, irá finalmente inaugurar o Ghibli Park, seu primeiro parque temático, no dia 1 de novembro deste ano. Aqui, iremos contar em detalhes tudo o que sabemos sobre ele.
Anunciado inicialmente em 2017, o parque ocupará uma área de 200 hectares e custará 34 bilhões de ienes, algo perto de R$ 1,5 bilhão. Seu tamanho será quase cinco vezes maior que a do Magic Kingdom, principal parque do Walt Disney World, em Orlando.
O parque está sendo construído em Aichi Earth Expo Memorial Park (também conhecido como Parque Moricoro), localizado na cidade de Nagakute, perto de Nagoya, a cerca de três horas de trem de Tóquio e a menos de duas horas de trem de Kyoto. Hayao Miyazaki, que é conhecido por pautar questões ambientais em seus filmes e ser engajado na causa, insistiu que nenhuma árvore fosse cortada para a construção do parque.
Entendendo o Ghibli Park
“Faça uma caminhada, sinta o vento, e descubra as maravilhas”.
O parque temático do Studio Ghibli não será um parque tradicional com brinquedos e atrações radicais. Ele será um espaço dedicado a recriar ambientes e a natureza icônica dos filmes Ghibli, refletindo diretamente a direção criativa do estúdio japonês. Os visitantes poderão desfrutar de alguns dos cenários de grandes obras do Studio Ghibli rodeados de um amplo espaço e contato com a natureza.
O Studio Ghibli consegue subverter até o que entendemos como parque temático. Apesar de seu tamanho gigantesco, sua capacidade será de cerca de 3500 visitantes por dia, atingindo o máximo de 4000 nos fins de semana.
Cinco áreas do Ghibli Park
O parque será dividido em cinco áreas. Alguns incorporam arquiteturas e elementos específicos de um filme, enquanto outros se inspiram em vários filmes Ghibli.
Três deles estarão disponíveis no dia da abertura: Colina da Juventude, Grande Armazém Ghibli e Floresta Dondoko. As duas áreas restantes, Vila Mononoke e Vale das Bruxas, devem abrir em 2023 ou até o final de março de 2024. No entanto, o período exato de abertura dessas duas zonas não foi anunciado oficialmente.
Grande Armazém Ghibli
O lugar é uma mistura de filmes Ghibli. Por exemplo, haverá uma área parecida com Arrietty de vegetações selvagens desproporcionalmente grandes – que permite aos visitantes entrar no mundo da pequena protagonista.
No interior, a arquitetura é desenhada a partir de edifícios de estilo japonês e ocidental. A área inclui um parque infantil baseado em Meu Amigo Totoro com um Ônibus-Gato gigante parecido com o gato de Alice no País das Maravilhas.
Você também pode passear pelas lojas e restaurantes antes de se instalar em uma sala de exposições que abriga um pequeno cinema com 170 lugares. A exposição permitirá percorrer os 35 anos de história do Studio Ghibli e encontrar fotos inéditas das animações.Essa área armazenará artefatos e exposições de vários filmes de estúdio, incluindo o Soldado Robô de O Castelo no Céu. Você também pode encontrar uma recriação do icônico jardim flutuante do filme e uma réplica pendurada de 6 metros do dirigível.
Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki e diretor do Parque Ghibli, revela que o túnel vermelho místico de A Viagem de Chihiro também está em construção.
Colina da Juventude
A Colina da Juventude, que fica perto da entrada norte do parque, possui uma gigantesca torre de observação amarela que funciona como o portão principal. Um elevador steampunk gigante permite que os hóspedes mergulhem em toda a paisagem de tirar o fôlego.
Inspirado em Sussurros do Coração o estúdio também ergue um edifício vermelho com detalhes inspirados no século XIX. O prédio se parece exatamente com a loja de antiguidades do filme. Eles também anunciaram que vão fazer a versão exata do Escritório Gato de O Reino dos Gatos.
Floresta Dondoko
Em Meu Amigo Totoro, Satsuki e Mei dançaram com Totoro para germinar uma semente plantada. A dança é chamada de ‘Dança Dondoko’. Inspirada nisso, a área conta com a casa de Mei e Satsuki do filme. A casa foi construída na área em 2005, sendo aberta a visitas do público e foi mantida com todos os seus detalhes para ser apreciada pelos visitantes do Ghibli Park.
Vila Mononoke
Inspirado nos cenários de Princesa Mononoke, essa área do parque contará com uma réplica de aldeia de ferro Tatara-ba que o leva de volta ao Período Muromachi.
Você encontrará esculturas gigantes dos espíritos e criaturas do filme, como o deus javali Lord Okkoto e o monstro espiritual Tatarigami.
Vale das Bruxas
Esta área representa O Serviço de Entregas da Kiki e O Castelo Animado. Aqui prevalece a paisagem urbana de estilo europeu e uma réplica da casa da família de Kiki e da padaria onde ela trabalha, possuindo também um pequeno parque de diversões.
A peça central dessa área é, no entanto, uma versão massiva e real de O Castelo Animado de Howl, que tem seus incríveis 16 metros. O castelo não estará arrastando seu corpo pelo vale (como nos filmes), mas você pode notar canhões em movimento que lembram seus globos oculares.
Os ingressos para o Ghibli Park começarão a ser vendidos este mês a partir do dia 10 de agosto e a abertura do parque acontecerá no dia 1 de novembro deste ano.
Fontes: Ghibli Park | Coto Academy | SoraNews24
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…