A informação foi revelada pelo vice-presidente do Studio Ghibli durante o TIFF, nesta quinta-feira (7).

Hayao Miyazaki não esteve no Festival de Toronto (TIFF) na quinta-feira para a estreia internacional de seu filme The Boy and the Heron (O Menino e a Garça), mas o vice-presidente do Studio Ghibli, Junichi Nishioka, estava.

Não só isso, como Nishioka fez uma revelação incrível durante uma entrevista no tapete vermelho do evento: a de que este não seria o último filme de Hayao Miyazaki e que ele está chegando ao escritório com novas ideias.

“Então, outras pessoas estão dizendo que este pode ser o seu último filme, mas ele não se sente de forma alguma que será. Ele (Miyazaki) está frequentemente trabalhando em ideias para um novo filme. Ele vai até seu escritório todos os dias, e faz isso. Então desta vez ele não irá anunciar de forma alguma sua aposentadoria. Ele continuará trabalhando como sempre fez.”

The Boy and the Heron é o primeiro filme japonês e o primeiro filme de animação da história a abrir o festival. Ele foi introduzido ao público por Guillermo Del Toro, que foi apresentado pelo CEO Cameron Bailey como “o fã mais apaixonado de Miyazaki”.

“Este é o primeiro público a assistir a este filme fora do Japão”, vibrou del Toro, sob grande aplauso. “Animação é filme, e o filme desta noite vai além disso. Animação é difícil”.


“Temos o privilégio de viver em um tempo em que Mozart está compondo sinfonias”, disse del Toro. “Miyazaki san é um mestre dessa estatura, e temos muita sorte de estar aqui”. “Ele mudou o meio em que começou, revolucionou, provou várias vezes que é uma tremenda obra de arte”, continuou del Toro.

“Miyazaki, na minha opinião, é o maior diretor de animação de todos os tempos e fez seus filmes tão cheios de diálogos e perguntas quanto ele. Não são filmes fáceis, mas são filmes que o retratam tão intimamente, que você sente que está conversando com ele.”

Hayao Miyazaki dirigiu The Boy and the Heron a partir de uma história original, com o filme de animação desenhado à mão sendo saudado como “uma fantasia semiautobiográfica sobre vida, morte e criação”. O cineasta já havia ganhado o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 por A Viagem de Chihiro, e recebeu indicações por O Castelo Animado (2004) e Vidas ao Vento (2013). Miyazaki também recebeu um Oscar honorário em 2015.

The Boy and the Heron irá estrear nos cinemas norte-americanos no dia 8 de dezembro.

Fontes: Deadline | CBC