Otsuka, que foi mentor de Hayao Miyazaki e Isao Takahata, contribuiu para estabelecer os padrões atuais de animação
O produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, revelou nesta segunda-feira (15) durante o Tokyo Anime Award Festival, que o animador Yasuo Otsuka havia falecido naquele mesmo dia, aos 89 anos.
“A pessoa que mais me ajudou a chegar aqui foi Yasuo Otsuka-san, que faleceu esta manhã, o que, para mim, tornou o dia de hoje profundamente significativo. Gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão a ele. Que descanse em paz.” – Disse Suzuki agradecendo ao seu mentor.
Yasuo Otsuka não apenas orientou Suzuki, mas foi o supervisor direto de Hayao Miyazaki quando este começou a trabalhar na Toei Animation nos anos 1960. Otsuka ajudou a guiar Miyazaki e Isao Takahata através dos estágios iniciais de suas carreiras, eventualmente se tornando um mentor para todos os animadores iniciantes no Studio Ghibli, bem como no Toei Animation Research Institute, antes de se aposentar em 2007. Ele também ensinou no Yoyogi Academia de Animação na década de 1990, onde muitos formandos se tornaram famosos na indústria.
Otsuka nasceu em 11 de julho de 1931 na província de Shimane, no Japão. Ele se juntou à Toei Doga (agora conhecida como Toei Animation) em 1956 e trabalhou em A Lenda da Serpente Branca e Príncipe Suzano e o Dragão de Oito Cabeças. Ele atuou como diretor de animação do futuro cofundador da Ghibli, Isao Takahata, no clássico anime Horus – O Príncipe do Sol. Os críticos elogiaram seu trabalho de animação fluido e vívido nesses e em outros títulos aclamados.
Hayao Miyazaki e Yasuo Otsuka
Otsuka mais tarde foi transferido para o estúdio A Production (agora conhecido como Shinei Animation) e posteriormente para Telecom Animation Film. Ele foi o diretor de animação e designer de personagens da primeira série animada de Lupin III para televisão, que definiu a estrutura para a franquia em longo prazo. Ele também trabalhou com o ex-pupilo e amigo próximo, Hayao Miyazaki, como diretor de animação de Conan, o Rapaz do Futuro, Lupin III: O Castelo de Cagliostro (no qual ele também foi designer de personagens) e outros trabalhos célebres.
Animadores em toda a indústria citam Otsuka não apenas como uma influência, mas também como um mentor. Esses incluem; o diretor de Sussurros do Coração, Yoshifumi Kondo, o designer de personagens de Evangelion, Yoshiyuki Sadamoto, e tantos outros criadores conhecidos e amados que não estariam aqui hoje se não fosse pelo pioneirismo de Otsuka.
Em seus últimos anos, Otsuka ajudou a promover futuras gerações de animadores como instrutor na Yoyogi Animation Academy de Tóquio. Ele recebeu um Prêmio Especial da Associação pelo conjunto de sua obra no 42º Prêmio da Academia do Japão em 2019.
Definitivamente Otsuka foi uma grande figura no universo da animação. Nós da Ghibli Brasil prestamos nossas profundas condolências à família e amigos.
Fontes: ANN | Crunchyroll
Compartilhe
Amanda
Editora-chefe e a responsável pela Studio Ghibli Brasil. Faz a curadoria dos temas que são divulgados tanto aqui quanto nas redes sociais, escrevendo também as matérias para o site.
Relacionados
01/10/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki chega ao Brasil pela primeira vez
Estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L'Esprit de la Nature,…
22/08/2024
Túmulo dos Vagalumes entrará no catálogo da Netflix
Túmulo dos Vagalumes, a obra prima de Isao Takahata, estará disponível…
22/05/2024
Documentário sobre Hayao Miyazaki tem premiére no Festival de Cannes
O Festival de Cannes de 2024, no dia 19, realizou a première de Hayao Miyazaki…